Guia do Estudante

TEOLOGIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

São o estudo e a análise das religiões num contexto histórico específico e sua influência sobre os processos antropológicos e sociológicos. O bacharel em Teologia pesquisa a história, os fenômenos e as tradições religiosas, estudando, pesquisando e interpretando textos sagrados, doutrinas e dogmas religiosos. Com seus conhecimentos, ele interpreta e analisa a influência da religião sobre a organização e a dinâmica dos grupos sociais, das sociedades e das nações, associando essas informações a outras áreas de conhecimento, em especial a das ciências humanas, como a antropologia e a sociologia. Pode trabalhar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Quem faz licenciatura está apto a dar aulas de religião e ética em escolas de ensinos fundamental e médio e também em ONGs, centros culturais e religiosos.

Mercado de Trabalho

O mercado para o profissional está estável. “Boa parte dos estudantes de Teologia está se preparando para o ministério, como padre ou pastor. Outra parte, também constituída por membros das distintas igrejas, dedica-se a trabalhos de evangelização e promoção humana em várias obras educativas, assistenciais e de saúde, no Brasil e no exterior”, diz Geraldo De Mori, professor da Faje, em Belo Horizonte. A Marinha, o Exército e a Aeronáutica costumam contratar o bacharel para seus quadros, como capelão. Empresas de diversos portes e setores também demandam o graduado. A Petrobras, por exemplo, emprega o teólogo para dar apoio às equipes que trabalham nas plataformas marítimas. Outra área promissora são as editoras, na produção de revistas e livros voltados para a religião. A maioria das vagas ainda está no Sul e Sudeste. Para o licenciado, embora não exista a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas, cresce o número de instituições que oferecem essas disciplinas aos alunos de forma facultativa.

Salário inicial: R 1.567,00 é o piso federal para o magistério, por 40 horas semanais (fonte: MEC); R 2.500,00 (fonte: Faculdade de Teologia do Mackenzie).

As melhores escolas

Curso

O currículo varia bastante de uma universidade para outra. Algumas instituições dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões, debatendo seus fundamentos e sua história. Outras enfocam o estudo das escrituras e dos textos sagrados. Qualquer que seja a universidade, o estudante se debruça em profundidade sobre as tradições religiosas que fazem parte de nosso patrimônio cultural. Nas licenciaturas, o aluno vê também disciplinas como didática e psicologia da educação. Além do estágio, é preciso fazer uma monógrafa de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên. da religião; Ciên. Teológicas; Ciências Humanas (ciên. da religião); Teol. e pastoral; Teol. espírita.

O que você pode fazer

Consultoria

Assessorar pessoas e organizações públicas ou privadas que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho.

Ensino

Dar aulas em escolas de ensinos fundamental e médio sobre religião e ética.

ONGS

Orientar grupos religiosos e atender a instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião.

Pesquisa

Estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana.

Sacerdócio

Atuar como padre ou pastor.

Compartilhe