logo-ge

Comunicação Assistiva

O tecnólogo trabalha com tecnologias, técnicas e métodos para ampliar a habilidade de comunicação de pessoas com disfunções ou incapacidades

O tecnólogo em Comunicação Assistiva trabalha com tecnologias, técnicas e métodos para ampliar a habilidade de comunicação de pessoas com disfunções ou incapacidades, promovendo a inclusão social. Ele traduz e interpreta a Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada por surdos, e o alfabeto em braile, empregado por pessoas que têm deficiência visual. No primeiro caso, transforma em sinais as palavras faladas ou lidas, segundo os padrões semânticos e linguísticos próprios, e, no sentido inverso, converte as palavras faladas ou lidas em sinais. Para atuar como tradutor e intérprete de braile, o profissional deve conhecer o alfabeto e a datilografa em braile e os recursos de informática desenvolvidos para cegos, como sintetizadores de voz. Durante o curso, além de aprender o alfabeto, o aluno conhece softwares especiais e equipamentos utilizados na datilografa em braile. Em relação a Libras, além do domínio das técnicas, dos sinais e seu significado, o aluno estuda fundamentos da linguística e as implicações sociais, psicológicas e linguísticas da surdez sobre a comunidade. Treina entonação de voz, postura e expressão corporal para interpretação em tv e em salas de aula ou auditórios.

Duração média: 2,5 anos.

Curso

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado