logo-ge

Comunicação e Multimeios

O profissional formado em Comunicação e Multimeios trabalha com a comunicação em meios digitais

O profissional formado em Comunicação e Multimeios trabalha com a comunicação em meios digitais. Ele define estratégias de comunicação multimídia, planeja, cria e executa projetos de portais na internet, redes sociais e aplicativos para celulares e tablets. Entende de todos os elementos envolvidos no processo de comunicação – texto, imagem e som, sempre se preocupando com a interatividade e a convergência de mídias. O graduado pode trabalhar no roteiro ou na edição de vídeos, na criação de animações e séries para a internet e de vinhetas eletrônicas, além de computação gráfica, jogos digitais e webdesign. Desenvolve plataformas digitais e simuladores para alfabetização e aprendizagem. Também lida com softwares, linguagens computacionais e ferramentas de navegação. O bacharel, assim como o tecnólogo em Produção Multimídia, costuma trabalhar em parceria com outros profissionais da área de informática ou comunicação, como jornalistas, publicitários e relações públicas.

O que você pode fazer

Design digital Coordenar desenhistas, ilustradores e diagramadores na elaboração do desenho das páginas de sites na internet, equilibrando texto e imagem. Dominar ferramentas de computação gráfica para desenvolver interfaces de mídias digitais.

Edição de som Montar arquivos com músicas, diálogos ou vinhetas para veiculação em mídia eletrônica.

Edição de texto Participar de equipes multidisciplinares na elaboração e montagem de textos e hipertextos para auxiliar, por exemplo, a navegação na internet.

Tecnologia da mídia Definir e acompanhar a aplicação de softwares para a internet. Estabelecer links, abrir imagens, reproduzir arquivos de som e amarrar hipertextos.

Computação gráfica Criar interfaces para cinema, TV, mídias digitais e jogos eletrônicos.

Redes sociais Criar e planejar a gestão de comunicação voltada para redes sociais e marketing digital.

Mercado de Trabalho

O mercado de multimídia aumenta ano a ano. O motivo é simples: o brasileiro dedica muitas horas à navegação na internet, e a parcela da população que tem acesso à rede vem crescendo, graças ao Programa Nacional de Banda Larga, do governo federal, aos investimentos na expansão dos pontos de acesso e à melhoria na qualidade dos sinais. Para os próximos anos, a meta do governo federal é universalizar o acesso à internet, chegando a 95% da população e 70% dos municípios brasileiros. Some a isso a disseminação do uso das redes sem fio e dos aparelhos portáteis. Como consequência, as empresas investem pesado na publicidade em mídia digital. Buscam-se especialistas na criação e no gerenciamento de redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis (tablets e smartphones). Há, também, uma procura cada vez maior por parte de empresas que prestam serviços de comunicação corporativa, marketing digital e análise do mercado das tecnologias midiáticas. Agências de comunicação e publicidade buscam o profissional para desenvolver sites de empresas com elementos atrativos para os internautas, como vídeos, sons e efeitos visuais, que ajudem na tarefa de vender mais. Nas produtoras de cinema e vídeo, emissoras de TV e assessorias de comunicação, o graduado sofre a concorrência de outros profissionais, como bacharéis em Cinema, Audiovisual, Jornalismo e Marketing. Outros campos de atuação são em portais de internet, produtoras de games e estúdios de design. As melhores chances estão em grandes centros urbanos.

Curso

Teoria da comunicação, arte, história da comunicação e comunicação e expressão integram o currículo básico. Na parte específica, o aluno aprende animação experimental, edição de vídeo, técnicas de produção, fotografia, cinema e criação visual. Há também atividades práticas, em laboratórios. Algumas escolas exigem estágio e trabalho de conclusão do curso.

Duração média: 4 anos

Outros nomes: Comun. Dig.; Comun. em Mídias Dig.; Comun. Soc. (mídia eletrôn.); Comun. Soc. (mídias soc. e prod. cult.); Comun. Soc. (multimídia); Sist. e Mídias Dig.; Tecnol. Dig.

 

OS MELHORES CURSOS

★★★★★
SP São Paulo PUC-SP n/i.

★★★★
CE Fortaleza UFC Sist. e Mídias Dig. PB João Pessoa UFPB Comun. em Mídias Dig. RS Caxias do Sul UCS Tecnol. Dig. n/i. São Leopoldo Unisinos Comun. Dig. $$$$$.

★★★
PR Maringá UEM.