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Comunicação em Mídias Digitais

O graduado pode trabalhar no roteiro ou na edição de vídeos, na criação de animações e séries para a internet, de vinhetas eletrônicas e de jogos digitais

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 22 Maio 2019, 16h55 - Publicado em 30 Maio 2012, 15h29
(GE/Guia do Estudante)

A comunicação em meios digitais é a especialidade deste profissional. Ele cria portais, sites, redes sociais e aplicativos para celulares e tablets, além de projetos transmídia, que integrem diferentes linguagens e meios de comunicação. O graduado pode trabalhar no roteiro ou na edição de vídeos, na criação de animações e séries para a internet, de vinhetas eletrônicas e de jogos digitais.

Como outros profissionais de comunicação, ele domina técnicas e linguagens de texto, imagem e som. A interatividade e a convergência de mídias, no entanto, estão no centro de suas preocupações. Ele também precisa ter uma boa noção de tecnologia, pois lida com softwares, linguagens computacionais e ferramentas de navegação. Em empresas, pode definir estratégias de comunicação multimídia.

O bacharel, assim como o tecnólogo em Produção Multimídia, costuma trabalhar em parceria com outros profissionais da área de informática ou comunicação, como jornalistas, publicitários e relações públicas.

 

O que você pode fazer

Design digital Coordenar desenhistas, ilustradores e diagramadores na elaboração do desenho das páginas de sites na internet, equilibrando texto e imagem. Dominar ferramentas de computação gráfica para desenvolver interfaces de mídias digitais.

Edição de som Montar arquivos com músicas, diálogos ou vinhetas para veiculação em mídia eletrônica.

Edição de texto Participar de equipes multidisciplinares na elaboração e montagem de textos e hipertextos para auxiliar, por exemplo, a navegação na internet.

Tecnologia da mídia Defnir e acompanhar a aplicação de softwares para a  internet. Estabelecer links, abrir imagens, reproduzir arquivos de som e amarrar hipertextos.

Computação gráfca Criar interfaces para cinema, TV, mídias digitais e jogos eletrônicos.

Redes sociais Criar e planejar a gestão de comunicação voltada para redes sociais e marketing digital.

Mercado de Trabalho

A base de assinantes de internet banda larga fxa no país teve um acréscimo de 1,4 milhão de assinantes entre junho de 2016 e maio de 2017, atingindo 27,5 milhões de usuários. A alta no período foi de 5,4%, e esses números tendem a crescer ainda mais graças ao Programa Nacional de Banda Larga, do governo federal, aos investimentos na expansão dos pontos de acesso e à melhoria na qualidade do sinal.

Dados publicados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que 39,1 milhões de domicílios no país têm acesso à internet, por conexões fixas ou móveis, e esse número deve chegar a 45 milhões caso a oferta de banda larga alcance as regiões mais remotas. Todo esse movimento demanda conteúdo e faz crescer o campo de trabalho para este profissional. As empresas investem pesado na publicidade em mídia digital. Buscam-se especialistas na criação e no gerenciamento de redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis.

Este profissional é procurado também para desenvolver plataformas digitais e simuladores para grupos de educação a distância. Há, também, uma procura cada vez maior por parte de empresas que prestam serviços de comunicação corporativa, marketing digital e análise do mercado das tecnologias midiáticas. Agências de comunicação e publicidade buscam o profissional para desenvolver sites de empresas. Nas produtoras de cinema e vídeo, emissoras de TV e assessorias de  comunicação, o graduado sofre a concorrência de outros profissionais, como bacharéis em Cinema, Audiovisual, Jornalismo e Marketing. Outros campos de atuação são em portais de internet, produtoras de games e estúdios de design.

Curso

O currículo básico traz teoria da comunicação, arte, história da comunicação e comunicação e expressão. Na parte específica, o curso oferece as disciplinas de animação experimental, edição de vídeo, técnicas de produção, fotografia, cinema e criação visual, boa parte das quais são atividades práticas, em laboratórios. Algumas escolas exigem estágio e trabalho de conclusão do curso.

Duração média: 4 anos

Outros nomes: Comun. Dig.; Comun. e Multimeios; Comun. Soc. (mídia eletrôn.); Comun. Soc. (mídias soc. e prod. cult.); Mídias Dig.; Sist. e Mídias Dig.; Tecnol. Dig.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

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