Guia do Estudante

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse tecnólogo é especialista no trabalho institucional de comunicação. Com conhecimentos dos aspectos ligados às teorias clássicas da Comunicação Social e de Marketing, ele é habilitado tanto na promoção da comunicação interna das empresas como na consolidação da identidade social dessas no mercado. É de sua responsabilidade gerenciar as informações em época de crise, elaborar e promover a comunicação com a imprensa e a mídia em geral, gerenciar o fluxo de informações entre os funcionários, elaborar produtos de comunicação para a promoção da empresa, como jornais internos e externos, gerenciar e produzir conteúdo para websites, planejar eventos, além de elaborar e implementar pesquisas de mercado e de impacto de produtos.

Mercado de Trabalho

Esse profissional é chamado para garantir a consolidação da imagem de uma empresa no mercado. “As empresas de médio e grande têm aumentado a procura pelo comunicador social para se comunicar diretamente com seu público-alvo. E os megaeventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos ajudam a aquecer ainda mais o mercado”, diz Ediney Gomes Abreu, coordenadora-geral acadêmica e professora do curso tecnológico em Comunicação Institucional da FTED. É imperativo que o profissional domine as ferramentas da internet. Ele precisa, também, saber trabalhar com outras mídias, como TV, impressos e áudio. Em grandes indústrias, este tecnólogo integra a equipe de comunicação da companhia, trabalhando em parceria com jornalistas, relações públicas, fotógrafos e outros profissionais da área. Muitas vezes, essa atuação é feita, também, em conjunto com a área de recursos humanos. Empresas de comunicação, shopping centers, bancos e a área atacadista são exemplos de empregadores do tecnólogo. Há oportunidades de trabalho em grandes centros de todo o Brasil.

Salário inicial: R$ 2.500,00 (fonte: profa. Ediney Gomes Abreu, da FTED).

As melhores escolas

Curso

Para quem gosta de lidar com pessoas e com informação, o curso é perfeito. Baseado fundamentalmente em disciplinas de Comunicação Social e Marketing, como teoria da comunicação, redação, marketing e pesquisa, o curso habilita os tecnólogos em áreas específicas como comunicação organizacional, publicações empresariais e desenvolvimento interpessoal, conteúdo para web, linguagem audiovisual e multimídia. A maioria das escolas conta com laboratórios de produção de texto e de material multimídia. Duração média: dois anos.

Outro nome: Comun. empr.


Compartilhe