Guia do Estudante

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

São as técnicas e os conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenagem e distribuição de informações. O gestor da informação é responsável por coletar, selecionar, processar, armazenar, distribuir e avaliar informações. Dentro de empresas, organiza os fluxos de informação, pesquisa e levanta dados estratégicos para negócios, subsidia inovações tecnológicas com novas informações.

Dúvida do vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO?

Organização é a palavra de ordem para os profissionais formados em Biblioteconomia e Gestão da Informação. Esses graduados normalmente trabalham juntos, exercendo atividades que não entram em choque; na verdade, elas são complementares. O bacharel em Gestão da Informação tem a tarefa de coletar, processar, armazenar e distribuir informações de empresas, órgãos públicos, instituições e mesmo bibliotecas, com o objetivo de adequar a linguagem utilizada pelos profissionais de determinada área ao sistema de organização dos dados. Já quem se forma em Biblioteconomia tem outro foco de atuação. Esse bacharel é responsável por organizar e conservar acervos de bibliotecas e centros de documentação utilizando as ferramentas arquitetadas e desenvolvidas pelo gestor da informação.

Mercado de Trabalho

 "O mercado de trabalho está crescendo, principalmente no aspecto da governança e gestão de dados, acompanhando a tendência do uso cada vez maior e mais intenso de tecnologia de informação", diz Eliany Alvarenga, coordenadora do curso de Gestão da Informação da UFG. O gestor da informação encontra trabalho em grandes empresas públicas e privadas, instituições de ensino, editoras, agências de comunicação e ONGs. Há, ainda, boas oportunidades como consultor na área de tecnologia. As regiões Sudeste e Sul são as que mais absorvem os bacharéis.

As melhores escolas

4 estrelas

PE Recife UFPE. PR Curitiba UFPR.

Curso

O aluno aprende computação, matemática, estatística, fundamentos da administração e lógica de programação. A grade curricular inclui informação e linguagem, produção de textos, língua portuguesa, produção de conhecimento, análise de sistemas da informação e tratamentos da informação em acervos especiais. Os alunos também estudam inglês e, em algumas escolas, espanhol. O estágio é obrigatório no último ano do curso, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão.

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Analista de informação

Buscar, selecionar e avaliar dados para a geração de novas informações a fim de subsidiar ações ou inovações tecnológicas.

Gerente de projetos

Coordenar equipe multidisciplinar em projetos que envolvam a coleta, o tratamento, o armazenamento e a disseminação da informação.

Recuperação de dados

Recuperar informações perdidas e organizar dados em bases e banco de dados.

Consultoria

Prestar assessoria a empresas privadas ou órgãos públicos na implantação de sistemas de informação.

Compartilhe