Guia do Estudante

MULTIMÍDIA/PRODUÇÃO MULTIMÍDIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

São as técnicas utilizadas na criação, planejamento, implantação e execução de projetos para ambientes digitais, como websites, redes sociais, dispositivos móveis (celulares e tablets) e portais na internet. Para essa finalidade, esse profissional utiliza recursos de texto, imagem, som e animação que permitem a interatividade. Em vídeo, ele atua na edição de imagens e na inserção de vinhetas eletrônicas, em trilhas sonoras e em textos, além de criar e roteirizar peças em diversas mídias. Cuida da fotografia e dos trabalhos em computação gráfica para cinema, TV e mídia digital. Promove convergências de mídias, como web rádios e web TVs. Lida com a realidade virtual e cria ambientes interativos utilizando softwares, linguagens computacionais e ferramentas de navegação pela internet. Em parceria com jornalistas, esse profissional pode trabalhar em provedores de conteúdo, agências de publicidade e editoras. Pode atuar em produtoras de vídeo, agências de publicidade, emissoras de rádio, televisão e portais de internet.

Fique de Olho

Bem-vindo ao mundo Digital!

Em 2005, apenas dez instituições de ensino superior do país ofereciam o curso de Multimídia. Atualmente, são 47 cursos. Não é difícil entender o apelo criado por esse tipo de graduação. O mercado para o formado em Multimídia tem se mostrado bastante promissor. Ferramentas digitais, como telefones celulares, smartphones, laptops e tablets, estão cada vez mais acessíveis à população e demandam mão de obra capacitada para a produção de seu conteúdo, seja de texto, imagem, animação seja de som.

Mercado de Trabalho

“Em 2012, a comunicação digital faturou mais com publicidade do que a mídia impressa,um fato inédito que ilustra o ótimo momento vivido pela internet e, portanto, pelo profissional de multimídia”, diz Daniel Bittencourt, coordenador do curso na Unisinos. São grandes empregadoras as agências digitais, que desenham soluções para a internet, conforme as necessidades do cliente. Especialistas em redes sociais, em conteúdos interativos e aplicativos para dispositivos móveis (tablets e smartphones) são os mais procurados. O graduado encontra boas oportunidades também em agências de publicidade e de pesquisa de mercado on-line, produtoras de cinema, TV ou vídeo e assessorias de comunicação. O tecnólogo trabalha mais próximo ao desenvolvimento propriamente dito dos conteúdos multimídia e o bacharel, com as áreas de pesquisa e planejamento. As melhores chances de trabalho estão em grandes centros urbanos, como a cidade de São Paulo. Mas o Programa Nacional de Banda Larga, do governo federal, que define medidas para massificar o acesso a esse tipo de recurso no país, a preços populares, torna outras regiões do país cada vez mais promissoras.

Salário inicial: de R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00 (fonte: prof. Daniel Bittencourt, da Unisinos).

As melhores escolas

4 estrelas

RS São Leopoldo Unisinos Comun. Dig., SP São Paulo PUC-SP Comun. e Multimeios; Tecnol. e Mídias Dig.;

3 estrelas

PA Belém Iesam Comun. Soc. (multimídia), RJ Rio de Janeiro Fac. CCAA Comun. Soc. (multimídia), RS Caxias do Sul UCS Tecnol. Dig., SC Florianópolis Facs. Assesc Comun. Soc. (mídia eletrôn.).;

Curso

Os bacharelados têm disciplinas básicas, como teoria da comunicação, arte, história da comunicação e comunicação e expressão. Na parte específica, o aluno aprende animação experimental, edição de vídeo, podcast e técnicas de produção audiodigital, entre outros. Além disso, há atividades práticas, realizadas em laboratórios. Algumas escolas exigem a realização de estágio e de um trabalho para a conclusão do curso.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Comun. Dig.; Comun. e Multimeios; Comun.em Mídias Dig.; Comun. soc. (mídia eletrôn.); Comun. soc.(multimídia); sist. e Mídias Dig.; Tecnol. Dig.; Tecnol. E Mídias Dig.


A oferta de cursos tecnológicos é maior que a de bacharelados. As aulas teóricas, como introdução ao design de multimídia e teoria da comunicação, mesclam-se à maioria de disciplinas práticas. No decorrer do curso, há matérias como produção de imagem e edição de som para internet, programação visual e webdesign.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Comun. em Multimídia; Design Dig. (prod.multimídia); Multimídia.


O que você pode fazer

Design digital

Coordenar desenhistas, ilustradores e diagramadores na elaboração do desenho das páginas de sites na internet, equilibrando texto e imagem. Dominar ferramentas de computação gráfica para desenvolver interfaces de mídias digitais.

Edição de som

Montar arquivos com músicas, diálogos, monólogos ou vinhetas para veiculação em mídia eletrônica.

Edição de texto

Participar de equipes multidisciplinares na elaboração e montagem de textos e hipertextos para auxiliar a navegação na internet e em CDs-ROM.

Tecnologia da mídia

Definir e acompanhar a aplicação de softwares para a internet. Estabelecer links, abrir imagens, reproduzir arquivos de som e amarrar hipertextos.

Computação gráfica

Criar interfaces para cinema, TV e mídia digital.

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