Guia do Estudante

RELAÇÕES PÚBLICAS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a promoção da boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e externo. O bacharel executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Para isso, transmite informações e orientações sobre seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores e fornecedores. Planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação organizacional interna e externa. É ele quem cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. Formula ações para o bom relacionamento da organização com os diferentes públicos.

 

 

 

Palavra do Profissional

Habilidade em Negociar

“Eu me formei em 2008, na Universidade Católica de Santos, e trabalho como analista de marketing e eventos na Livraria Cultura, em São Paulo. A minha função é antecipar tendências que servem de inspiração para os nossos projetos. No dia a dia, pesquiso na internet, principalmente nas redes sociais, para saber o que está acontecendo em termos e shows, teatro, entrega de prêmios etc., e então planejamos uma programação. Também faço muito trabalho de relacionamento em loja, para saber o que as pessoas querem. Lido com gente o dia inteiro. Uma coisa muito importante no meu cotidiano é a habilidade em negociar e de defender pontos de vista.” Daniel Sena, 26 anos, de São Paulo (SP)

Mercado de Trabalho

As melhores oportunidades estão nas grades corporações. Mas há, também, chance em organizações públicas e do terceiro setor. As áreas de comunicação organizacional e institucional apresentam boa evolução, com as agências de relações públicas que prestam serviços para empresas aumentando a contratação. "O profissional é chamado para desenvolver estratégias criativas de comunicação que afetam diretamente a vida e a dinâmica de negócios das organizações. Com isso, colaboram para a criação da identidade e a manutenção de uma boa reputação e imagem coorporativa”, diz Rosângela Stringari, coordenadora do curso de Comunicação Social da UFPR. A Região Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, concentra o maior número de vagas. Mas Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte também oferecem oportunidades.

Salário inicial: R$ 2.125,00 por 40 horas semanais (fonte: Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas no Estado de São Paulo);

As melhores escolas

5 estrelas

SP São Paulo USP Comun. Soc. (rel. públ.).

4 estrelas

BA Salvador UCSal Comun. Soc. (rel. públ. com ênf. em mkt.), Uneb-BA Comun. Soc. (rel. públ.), Unifacs Comun. Soc. (rel. públ.), GO Goiânia UFG Comun. Soc. (rel. públ.), MA São Luís UFMA Comun. Soc. (rel. públ.), MG Belo Horizonte PUC Minas, PB João Pessoa UFPB, PR Curitiba UFPR Comun. Soc. (rel. públ.), Londrina UEL Comun. Soc. (rel. públ.), RS Caxias do Sul UCS Comun. Soc. (rel. públ.), Novo Hamburgo Feevale, Porto Alegre PUCRS Comun. Soc. (rel. públ.), UFRGS Comun. Soc. (rel. públ.), Santa Maria UFSM Comun. Soc. (rel. públ.), São Leopoldo Unisinos, SP Bauru Unesp Comun. Soc. (rel. públ.), USC Comun. Soc. (rel. públ.), Campinas PUC-Campinas, São Paulo Cásper.

3 estrelas

AL Maceió Ufal Comun. Soc. (rel. públ.), AM Manaus Ciesa Comun. Soc. (rel. públ.), Ufam Comun. Soc. (rel. públ.), MG Belo Horizonte UFMG Comun. Soc. (rel. públ.), PE Recife Esurp Comun. Soc. (rel. públ.), PR Curitiba PUCPR Comun. Soc. (rel. públ.), RJ Rio de Janeiro Facha-RJ Comun. Soc. (rel. públ.), Uerj Comun. Soc. (rel. públ.), RS Canoas Ulbra Comun. Soc. (rel. públ.), Santa Cruz do Sul Unisc Comun. Soc. (rel. públ.), SC Itajaí Univali, SP Santos Católica Unisantos, São Bernardo do Campo Metodista, São Paulo Belas Artes, Sorocaba Uniso Comun. Soc. (rel. públ.), Taubaté Unitau.

Curso

O currículo enfatiza os conhecimentos da área de comunicação. Entre as disciplinas específicas estão organização de eventos, política de comunicação, estudos de mídia, pesquisas de opinião pública, assessoria de comunicação, comunicação pública e planejamento da comunicação. O aluno ainda estuda teorias e história da comunicação e ética e deontologia da comunicação. Como é importante compreender o funcionamento de uma organização, há também aulas de administração, economia e marketing. Na maioria das instituições, o curso é oferecido como habilitação da graduação em Comunicação Social. A maior parte das universidades exige a apresentação do trabalho de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Comun. organizacional; Comun. soc. (rel. públ. com ênf. em comun. empr.); Comun. soc. (rel. públ. com ênf. em mkt.); Comun. soc. (rel. públ. com ênf. em multimídia); Comun. soc. (rel. públ.).



O que você pode fazer

Administração

Promover ações para a valorização de uma empresa e suas marcas. Criar canais de comunicação com funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade.

Atenção ao cliente

Atender a solicitações e reclamações de consumidores, a fim de orientar a melhora de qualidade dos produtos ou serviços da empresa.

Cerimonial e protocolo

Orientar empresários, políticos e chefes de estado sobre etiqueta e comportamento.

Comunicação institucional

Divulgar as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.

Eventos

Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.

Pesquisa de opinião

Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para criar planos de comunicação.

Planejamento estratégico

Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.

Projetos institucionais

Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, coordenando sua adequação à filosofa e aos objetivos da instituição.

Relações governamentais

Elaborar planejamento estratégico das ações de relacionamento com o governo.

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