Guia do Estudante

SECRETARIADO EXECUTIVO/SECRETARIADO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É o conjunto de atividades emprega das na assessoria de empresas e em outras organizações públicas ou privadas, no que diz respeito a planejamento, organização e rotina de trabalho. O secretário executivo é o assessor imediato de diretores e gerentes de uma organização. Ele controla os arquivos, as informações que chegam via correio, internet, fax ou telefone e cuida da agenda do chefe, tomando as providências necessárias para que as decisões de seu superior sejam executadas com rapidez. Gerencia processos administrativos e financeiros, informações, equipes e comunicações internas e externas, além de dominar softwares específicos de planejamento de operações, edição de textos e planilhas de contabilidade. Tem poder de decisão sobre a rotina do departamento ou setor em que trabalha, fazendo a ponte com as demais áreas da empresa. Como redige documentos, é importante o domínio da língua portuguesa e de um idioma estrangeiro.

Mercado de Trabalho

Mercado aquecido tanto para o bacharel quanto para o tecnólogo. “O quadro é especialmente
favorável para os profissionais que atrelam à sua formação específica conhecimentos de outras áreas, o que os torna capazes de atuações mais amplas e precisas”
, diz Ana Maria Santana Martins, coordenadora do bacharelado da Metodista. O bacharel recebe formação para assessorar a alta gerência, desenvolver perfil empreendedor e atuar como facilitador dos processos gerenciais. Lida com a comunicação, organiza eventos, lidera equipes e tem poder de decisão. Já o tecnólogo põe a mão na massa, manipulando arquivos, atendendo ao público, cuidando de agendas e traduções, por exemplo. O secretário de ambas as formações encontra espaço em pequenas, médias e grandes empresas, públicas e privadas, nacionais e multinacionais. Há ainda opções de atuação no magistério ou em consultorias. “Cresce, ainda, a busca do profissional por entidades sem fins lucrativos, em associações e na área da filantropia, em ONGs”, afirma Ana Maria Martins. Há vagas distribuídas por todo o país, mas o mercado é mais promissor em regiões com concentração de indústrias e de empresas de grande porte, como a Grande São Paulo.

Salário inicial: R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00 (fonte: profa. Ana Maria Santana Martins, da Metodista);

As melhores escolas

5 estrelas

BA Salvador UFBA, MG Viçosa UFV Sec. Exec. Trilíngue, PR Maringá UEM Sec. Exec. Trilíngue (port./franc./espanhol); Sec. Exec. Trilíngue (port./ing./franc.); Sec. Exec.Trilíngue (port./ing./ espanhol), Toledo Unioeste, RS Passo Fundo UPF;

4 estrelas

AP Macapá Unifap, BA Salvador UCSal Sec. Exec. (ênf. em asses. organizacional), CE Fortaleza UFC, MS Campo Grande Iesfunlec Sec. Exec. Bilíngue, PA Belém Unama Sec. Exec. Bilíngue, PE Petrolina Facape, Recife Esurp Sec., UFPE Sec, PR Curitiba Centro Universitário Uninter Sec. Exec. Trilíngue, Guarapuava Unicentro-PR, Londrina UEL, RN Natal Unifacex, RR Boa Vista UFRR, RS Canoas Ulbra Sec. Exec. Trilíngue, Santa Cruz do Sul Unisc, SC Blumenau Furb Sec. Exec. Bilíngue, SP São Bernardo do Campo Metodista Sec. Exec. Bilíngue, São Paulo FMU Sec. Exec. Trilíngue, USJT;

3 estrelas

Al Maceió Estácio FAL Sec. Exec. Trilíngue, AM Manaus Ciesa, DF Brasília Fac. Alvorada de Educ. Fís. e Desp., Iesb-DF, Upis, Taguatinga Fajesu Sec. Exec. Bilíngue, GO Luziânia Unidesc Sec. Exec. Bilíngue, Rio Verde Uni-RV Sec. Exec. Bilíngue, MG Uberaba Fazu Sec. Exec. Bilíngue, MS Três Lagoas Aems, MT Cuiabá Faf, PA Belém Uepa Sec. Exec. Trilíngue, PB Mamanguape UFPB Sec. Exec. Bilíngue, PR Apucarana Fecea Sec. Exec. (trilíngue), Curitiba UniBrasil, Maringá Famma Sec. Exec. Trilíngue, Ponta Grossa Iessa, União da Vitória Uniuv, RJ Duque de Caxias Unigranrio, Rio de Janeiro Estácio Sec. Exec. Trilíngue, SC Criciúma Unesc-SC, SE São Cristóvão UFS, SP Presidente Prudente Fapepe, Rio Claro Facs. Int. Claretianas Sec. Exec. Trilíngue, São Paulo Fecap Sec. Exec. Trilíngue, Sumaré Sec. Exec. Bilíngue;

Curso

Os cursos de bacharelado fornecem ao aluno conhecimentos para que ele seja capaz de assessorar executivos de empresas de qualquer porte, com capacidade de liderança, autonomia e senso de organização, em tarefas administrativas, financeiras, de recursos humanos, vendas e marketing. A formação básica inclui responsabilidade social, finanças e contabilidade. A parte humanística também é grande, e as principais matérias são artes, cultura e cidadania, relações humanas e ética profissional. A formação em língua estrangeira, principalmente o inglês, é o destaque. Há ainda disciplinas específicas, como redação empresarial, protocolo e etiqueta. O estágio supervisionado é obrigatório, e a maioria das escolas pede um trabalho de conclusão de curso.

Atenção: a maioria das instituições oferece o curso de Secretariado Executivo Bilíngue ou Trilíngue.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Letras (sec. exec. em ing.); sec.; sec. exec. Bilíngue; sec. exec. Trilíngue.


O curso tecnológico é focado em automação de escritório, que inclui armazenamento de dados, transferências eletrônicas, gerenciamento de informações de negócios e na assessoria para diretores e executivos, com marcação de reuniões e até assessoramento para assuntos particulares. A base teórica traz disciplinas ligadas à administração. No primeiro ano, aprendem-se técnicas de secretariado, cerimonial, protocolo e etiqueta, ética profissional e relações públicas. Também fazem parte do currículo disciplinas voltadas para a contabilidade, documentação e arquivo. Aulas de inglês técnico e redação comercial em português ocupam mais de um terço da carga horária, mas o aprendizado de línguas têm um peso menor se comparado a um curso de bacharelado. Para se formar é necessário realizar estágio e fazer um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Autom. de escritórios e sec.; sec. exec;


O que você pode fazer

Assessoria e consultoria

Atuar como assessor ou consultor autônomo, atendendo executivos na realização de encontros de negócios e eventos, como seminários e palestras.

Secretariado

Assessorar executivos em reuniões e participar de decisões da rotina da empresa, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos, redigindo documentos.

Gerenciar

Processos administrativos, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.

Tradução e Interpretação

Escrever textos em idiomas estrangeiros e traduzir documentos para o português. Fazer a tradução simultânea em reuniões, debates e seminários.

Compartilhe