logo-ge

Engenharia Biomédica

Este graduado desenvolve equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, tanto para diagnóstico quanto de tratamento

Este graduado desenvolve equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, tanto para diagnóstico quanto de tratamento. Projeta a estrutura dos equipamentos, monta-os e faz sua manutenção corretiva e preventiva, calibrando-os e aferindo sua precisão. Com conhecimentos na área de informática e eletrônica, cria softwares que otimizam o uso das máquinas pelos profissionais da saúde. Também gerencia a área de compras de equipamentos. Realiza ainda pesquisas científicas sobre materiais e instrumentos biomédicos. Este engenheiro atua, ainda, em clínicas médicas, centros de saúde, laboratórios farmacêuticos e de análises clínicas, em serviços especializados em manutenção hospitalar e em centros de pesquisa. Pode-se trabalhar nesta área com um curso tecnológico.

O que você pode fazer

Informática Desenvolver bancos de dados e softwares para diagnóstico de doenças e realização de terapias.

Sistemas clínicos Avaliar e especificar equipamentos que devem ser adquiridos pelos centros de saúde e odontológicos.

Equipamentos Projetar, desenvolver, gerenciar e manter equipamentos odonto-médico-hospitalares, incluindo próteses e outros instrumentos de auxílio à locomoção.

Mercado de Trabalho

O uso crescente de avançados aparelhos no diagnóstico de doenças e em terapias aquece o mercado para este profissional. Os fabricantes desses equipamentos, entre eles GE, Siemens e Philips, contratam o bacharel para elaborar projetos e operar ou fazer a manutenção de máquinas como aparelhos de ultrassom, de mamografia e ressonância magnética. Há boa procura por especialistas capazes de projetar e desenvolver próteses e órteses – dispositivos médicos que apoiam e protegem o sistema locomotor. Nesse caso, o engenheiro define o material e as tecnologias que serão empregados e faz os cálculos necessários para que o dispositivo se encaixe perfeitamente no usuário. A área de regulamentação de equipamentos importados também gera demanda, assim como estabelecimentos de saúde. “Todo hospital necessita de um engenheiro biomédico para cuidar dos equipamentos. Se, no meio de uma cirurgia, um aparelho dá problema, ele precisa estar lá para resolver tudo rapidamente”, diz Talitha Regis, coordenadora do bacharelado em Engenharia Biomédica da PUC-SP. O graduado trabalha, também, em empresas de certificação de qualidade, universidades e institutos de pesquisa.

Curso

A característica deste curso é a interdisciplinaridade, com matérias das áreas das Exatas e das Ciências Biológicas e da Saúde. O currículo mescla matemática, física, eletrônica, informática e tecnologia da computação com anatomia, fisiologia, biofísica, bioquímica, biomecânica e telemedicina. O aluno também estuda engenharia de software, circuitos elétricos, conversão de energia e termodinâmica. O estágio e um trabalho de conclusão do curso são obrigatórios.

Duração média: 5 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado