logo-ge

Engenharia de Controle e Automação

Este engenheiro projeta, gerencia e opera equipamentos usados nos processos produtivos das indústrias em geral

Este engenheiro projeta, gerencia e opera equipamentos usados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, dar manutenção a esses equipamentos. Ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já empregam processos automatizados, redimensiona, opera e mantém os sistemas já instalados. É possível ingressar na carreira com formação de tecnólogo.

O que você pode fazer

Automação comercial e domótica Projetar sistemas automatizados de controle de equipamentos em edifícios  comerciais e em residências, como elevadores, iluminação, aparelhos de ar condicionado e eletrodomésticos.

Automação industrial Desenvolver e implantar projetos de automação em indústrias. Manipular robôs industriais.

Bioprocessos Projetar, construir e operar equipamentos empregados nas indústrias de biotecnologia.

Informática Projetar sistemas de informação e banco de dados. Programar equipamentos automatizados.

Mercado de Trabalho

Os setores de petróleo e gás, manufatura, mineração e metalurgia são tradicionais empregadores. Três novas áreas apresentam grande potencial: indústria portuária, robótica e a domótica (pesquisa e desenvolvimento de automação de rotinas e tarefas domésticas). Empresas automobilísticas também demandam o graduado. Outra área em ascensão é a de vendas de produtos e serviços em empresas fabricantes de sistemas automatizados. Como entende de assuntos técnicos e tem grande conhecimento em disciplinas das Ciências Exatas, como matemática, esse profissional vem conquistando esse espaço, principalmente em multinacionais do setor. Mas atenção: o cargo exige inglês fluente, pois é comum a troca de informações e negociações com empresas de outros país. O Sul, o Sudeste e a região da Zona Franca de Manaus são os principais centros de emprego. Em Pernambuco, há vagas na cidade de Goiana, onde está localizado o Polo Automotivo Jeep, da multinacional Fiat Chrysler Automobiles, inaugurado em 2015, com capacidade para produzir 250 mil veículos por ano.

Curso

Como em todas as formações em Engenharia, nos dois primeiros anos do curso há bastante matemática, física, química e informática. A partir do terceiro ano, vêm as disciplinas de computação, mecânica e eletrônica. Em laboratório, o aluno aprende a desenvolver e a operar máquinas eletrônicas. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Atenção: algumas escolas oferecem o curso como habilitação de Engenharia Mecânica ou de Engenharia Elétrica. O UniCesumar (PR) e o Uniplan (DF) oferecem Engenharia de Controle e Automação (mecatrônica).

Duração média: 5 anos.

Outros nomes: Eng. de Autom.; Eng. de Autom. e Contr.; Eng. de Autom. Ind.;