logo-ge

Engenharia de Minas

Este engenheiro trabalha na prospecção (busca de jazidas), lavra (extração de minérios), separação e concentração do material extraído

Este engenheiro trabalha na prospecção (busca de jazidas), lavra (extração de minérios), separação e concentração do material extraído. Ele estima o tamanho das reservas e a qualidade do minério. Estuda a viabilidade técnica e econômica da exploração, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo equipamentos e dimensionando os recursos humanos e materiais necessários. Lida com tecnologias de última geração e com a reciclagem dos materiais descartados. A legislação ambiental exige que este profissional atue sempre tendo em mente a redução do impacto da exploração de recursos minerais sobre o meio ambiente. Você pode ingressar na carreira como tecnólogo.

Dúvida do vestibulando

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ENGENHARIA DE MINAS E GEOLOGIA?

O geólogo estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre. Já o profissional que trabalha como engenheiro de minas se ocupa da pesquisa, prospecção, extração e aproveitamento dos recursos minerais.

O que você pode fazer

Abertura de vias subterrâneas Definir a melhor técnica para extração de minerais e água subterrânea.

Beneficiamento e processamento Acompanhar o processo de tratamento de minérios. Desenvolver métodos de reciclagem de minérios que diminuam o impacto da atividade extrativa sobre o ambiente.

Lavra Planejar e supervisionar a exploração de minas.

Mecânica da rocha Estudar o comportamento mecânico das rochas e seu papel e influência na estrutura de obras como galerias e túneis.

Prospecção Trabalhar em atividades de localização de depósitos minerais, normalmente em parceria com geólogos.

Mercado de Trabalho

O desempenho do setor de mineração varia conforme o cenário político e econômico global. O acelerado crescimento da China, por exemplo, alavancou as exportações brasileiras de minério de ferro. E, mesmo com o arrefecimento da economia chinesa nos últimos anos, aquele país ainda cresce num ritmo suficientemente alto para continuar importando grandes volumes de nosso país. É este cenário que define a saúde do mercado de trabalho para este profissional. O setor extrativo mineral gera no país 214 mil empregos diretos, muitos deles para o engenheiro. Em geral, o profissional de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras, empresas de demolição e construtoras de rodovias ou reservatórios. O bacharel pode, ainda, prestar serviço em empresas de consultoria ou como autônomo, nas áreas de licenciamento mineral e ambiental, assessoria técnica e venda de equipamentos. Outra possibilidade é seguir carreira na área acadêmica, fazendo pesquisas e dando aulas. O Brasil tem cerca de 9 mil empresas mineradoras, concentradas, principalmente, no Sudeste, dono de 40% do mercado, seguido do Sul. Nessas regiões estão as maiores chances de emprego, mas há vagas no resto do país e, também, no exterior.

Curso

Os primeiros anos trazem as disciplinas básicas das engenharias – física, química e matemática. Depois, os estudos se concentram em rochas e processos de beneficiamento, com matérias de mineralogia, topografia e geologia. Também são feitas visitas a mineradoras. É intensa a atividade dos alunos em laboratórios. O estágio, supervisionado, é obrigatório, assim como trabalho de conclusão de curso. Atenção: o curso da UFBA oferece duas habilitações: em petróleo e em lavras e beneficiamento.

Duração média: 5 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado