logo-ge

Engenharia Industrial Madeireira

Este bacharel cuida do processo industrial de transformação da madeira, de seu corte e armazenamento à fabricação de produtos

Este bacharel cuida do processo industrial de transformação da madeira, de seu corte e armazenamento à fabricação de produtos. Ele planeja e executa projetos industriais, desenvolve equipamentos e cuida de sua manutenção. Avalia a qualidade da matéria-prima, analisa custos, supervisiona a mão de obra e faz a gestão de resíduos. Na construção civil, trabalha em projetos que envolvem madeira. Pode atuar, ainda, na comercialização da madeira ou do produto final, como móveis ou papel. É possível ingressar na carreira com um diploma de tecnólogo.

O que você pode fazer

Controle de qualidade Verificar se a madeira está dentro do padrão de qualidade exigido pela indústria.

Logística Determinar como será feito o transporte e armazenamento da madeira, assim como dos produtos manufaturados, visando preservar suas características e qualidade.

Máquinas e equipamentos Projetar, supervisionar e fazer a manutenção de equipamentos para as madeireiras.

Marketing e vendas Planejar e coordenar ações para a comercialização da madeira, assim como dos produtos manufaturados Meio ambiente Desenvolver tecnologias para a reciclagem e aproveitamento dos resíduos da indústria madeireira com objetivo de reduzir o impacto ambiental. Processos industriais Gerenciar as diversas etapas do processo de transformação da madeira, do corte à fabricação do produto manufaturado.

Meio ambiente Desenvolver tecnologias para a reciclagem e aproveitamento dos resíduos da indústria madeireira com objetivo de reduzir o impacto ambiental. Processos industriais Gerenciar as diversas etapas do processo de transformação da madeira, do corte à fabricação do produto manufaturado.

Processos industriais Gerenciar as diversas etapas do processo de transformação da madeira, do corte à fabricação do produto manufaturado.

Mercado de Trabalho

O país ainda tem poucos engenheiros com formação na área madeireira – o que garante boa oferta de vagas. O setor mais aquecido é o de desenvolvimento de novos produtos (como móveis mais funcionais ou ecológicos) dentro da indústria madeireira. Logística, gerenciamento de projetos e meio ambiente são outras áreas que demandam o profissional. A construção civil é o setor de maior demanda na capital paulista. O profissional é contratado para lidar com o uso da madeira como elemento temporário (um andaime, por exemplo) ou definitivo, como estruturas de coberturas, forros, pisos e acabamento, e também para dar a correta destinação aos resíduos da matéria-prima provenientes dessas obras. Já no interior do estado, o engenheiro é contratado para atuar na indústria de papel e celulose. Essa indústria, junto com as moveleiras, são grandes empregadoras no Rio Grande do Sul. O egresso pode optar ainda pela carreira acadêmica, atuando como docente e pesquisador em universidades.

Curso

Além das disciplinas do ciclo básico, como cálculo, física e química, o curso dá boa base na área gerencial, com matérias como economia e administração. Já nos primeiros anos são introduzidas algumas disciplinas específicas, como anatomia da madeira, deterioração e preservação da madeira e química da madeira. Os anos finais combinam o núcleo específico e o profissionalizante, com matérias como tecnologia da produção de celulose e propriedades mecânicas da madeira. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: 5 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado