Guia do Estudante

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro de controle e automação projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção. Ocupa-se do gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já estão automatizadas, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados.

Dúvida do Vestibulando

Qual é a diferença entre Mecatrônica e Controle e Automoção?

As duas partem de três áreas: mecânica, elétrica e computação. A diferença fundamental está na ênfase dada em cada uma dessas áreas. A Engenharia Mecatrônica parte de uma base majoritariamente mecânica, a Engenharia de Controle e Automação parte de uma base elétrica, com bastante ênfase em controle e automação.

Mercado de Trabalho

Os setores de petróleo e gás, manufatura, mineração e metalurgia empregam o profissional para trabalhar na manutenção dos equipamentos e no desenvolvimento de softwares e sistemas de automação. Também cresce a oferta no mercado financeiro, onde há espaço para consultoria e gestão estratégica. Duas áreas possuem grande potencial: indústria portuária e a domótica (pesquisa e desenvolvimento de automação de rotinas e tarefas domésticas). O Sul, o Sudeste e a região da Zona Franca de Manaus são os principais centros de emprego. 

Salário inicial: R$ 4.068,00 (por 6 horas diárias (fonte: Crea-SP);

As melhores escolas

5 estrelas

RJ Rio de Janeiro UFRJ, SC Florianópolis UFSC, SP Campinas Unicamp, São Carlos USP Eng. Mecatr., São Paulo USP Eng. Mecatr;

4 estrelas

CE Fortaleza Unifor-CE Eng. de Contr. e Autom. (mecatr.), DF Brasília UnB Eng. Mecatr., MG Belo Horizonte PUC Minas, UFMG, Itajubá Unifei, Ouro Preto Ufop, Uberlândia UFU Eng. Mecatr.; Engenharia de Controle e Automação, PR Curitiba PUCPR, RJ Rio de Janeiro PUC-Rio, RS Caxias do Sul UCS, Porto Alegre PUCRS, SP São Caetano do Sul Mauá, Sorocaba Unesp Eng. de Contr. e Autom. (mecatr.);

3 estrelas

CE Fortaleza IFCE Eng. Mecatr., MG Araxá Cefet-MG Eng. De Autom. Ind., Leopoldina Cefet-MG, MS Campo Grande UCDB Eng. de Autom. e Contr., PA Belém Iesam, PR Maringá UniCesumar Eng. de Contr. e Autom. (mecatr.), RJ Rio de Janeiro Cefet-RJ, RS Lajeado Univates, SC Joinville IST, SP Campinas Metrocamp Eng. de Contr. e Autom. (mecatr.), Unisal Eng. de Autom. e Contr., Santa Bárbara d’oeste Unimep, Taubaté Unitau;

Curso

Nos dois primeiros anos, bastante matemática, física, química e informática. A partir do terceiro ano, vêm as disciplinas de computação, engenharias mecânica e eletrônica. Em laboratório, o aluno aprende a desenvolver e controlar máquinas operadas eletronicamente. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Atenção: algumas escolas oferecem o curso como habilitação de Engenharia Mecânica ou de Engenharia Elétrica; outras, sob a denominação Mecatrônica.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Ciência e Tecnologia (eng. mecatr.); eng. De Autom.; eng. de Contr. e Autom. de processo; eng. Mecatr.; Mobilidade (eng. mecatr.); Tecnologia da informação (eng. de contr. e autom.);



O que você pode fazer

Automação comercial e domótica

Projetar sistemas automatizados de controle de equipamentos em edifícios comerciais e em residências, como elevadores, iluminação, aparelhos de ar condicionado e eletrodomésticos.

Automação industrial

Desenvolver e implantar projetos de automação em indústrias. Manipular robôs industriais.

Bioprocessos

Projetar, construir e operar equipamentos empregados nas indústrias de biotecnologia.

Informática

Projetar sistemas de informação e banco de dados. Programar equipamentos automatizados.

Compartilhe