Guia do Estudante

ENGENHARIA FÍSICA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a aplicação de conhecimentos da Física na pesquisa e no desenvolvimento de materiais e tecnologias. Esta é uma profissão nova no Brasil. a primeira turma formou-se em 2004. com profundo conhecimento de física, este profissional faz a ponte entre as várias áreas dessa ciência e as tecnologias modernas, como a de supercondutores. O engenheiro físico pode criar, desenvolver e aplicar dispositivos que utilizam raios laser em equipamentos médicos e biomédicos. nas indústrias química e petroquímica, este profissional projeta e testa equipamentos. Pode atuar, ainda, nas áreas de eletrônica, ótica linear e não linear, novos materiais, energia e meio ambiente.

Duvida do vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FÍSICA E ENGENHARIA FÍSICA?

O bacharel em Física tem uma formação voltada mais para os aspectos científicos e de pesquisa, com atividades teóricas e de laboratório. Já o engenheiro é formado para colocar em prática esses conhecimentos, resolvendo problemas e desenvolvendo novas tecnologias. Também pode trabalhar em laboratórios e com pesquisa, mas sua atuação interessa diretamente à indústria.

Mercado de Trabalho

O mercado está em alta. “A tendência do graduado é ser um generalista, sabendo tratar de problemas que envolvem a física em diversas áreas. Ele pode se moldar bastante ao mercado e ser polivalente”, diz Cristhiane Gonçalves, coordenadora de estágios do curso de Engenharia Física da universidade Federal de Goiás (UFG). O engenheiro físico se encaixa principalmente nas empresas de tecnologia de ponta e nos departamentos de pesquisa e desenvolvimento de indústrias dos mais diversos setores. O setor energético é um dos mais aquecidos, devido à busca por novas formas de energia, como a solar e a eólica. O perfil multidisciplinar do graduado permite a atuação em indústrias de equipamentos médicos, consultorias, bancos e no mercado financeiro. O sudeste é a região mais promissora, diante da grande concentração de indústrias, particularmente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo – destaque para São José dos Campos – e em Campinas. no Centro-Oeste, as oportunidades estão no setor de agronegócio, principalmente em Goiás e no Mato Grosso do Sul.

As melhores escolas

5 estrelas

SP São Carlos UFSCar.

Curso

O currículo traz disciplinas de diversas áreas. das ciências Humanas, por exemplo, o aluno estuda filosofia da ciência e sociologia do trabalho. a formação em ciência básica envolve matemática, física e química. O currículo de boa parte dos cursos permite ao estudante concentrar sua formação em setores específicos, como materiais, eletrônica ou mecânica. O estágio e uma monografia de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: 5 anos.

O que você pode fazer

Acústica

Monitorar a emissão sonora e propor soluções para a melhoria do conforto acústico de indústrias e residências.

Controle e automação

Desenvolver a interface de equipamentos, a automação de linhas de produção e laboratórios.

Econofísica

Desenvolver modelos matemáticos para modelagem de mercado financeiro e análise de risco.

Energia

Produzir equipamentos e tecnologias de geração, captação e transmissão de energia solar, elétrica ou de petróleo.

Meio ambiente

Desenvolver dispositivos e técnicas para monitoramento e controle das condições ambientais.

Novos materiais

Criar e utilizar novos materiais para sensores e atuadores (magnéticos, elétricos e óticos) e para sistemas microeletrônicos.

Ótica linear e não linear

Desenvolver dispositivos óticos para uso nas telecomunicações, em pesquisas e na medicina.

Supercondutores

Criar e projetar materiais e dispositivos a partir de cerâmicas supercondutoras para aplicações industriais e biomédicas.

Compartilhe