Guia do Estudante

ENGENHARIA MECÂNICA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos. 

 

 

Palavra do Profissional

Dinamismo e Supresas

“Sou formado em Engenharia Mecânica desde o ano passado e trabalho como engenheiro de suprimentos em uma multinacional alemã. Atuo no segmento ferroviário e a minha função é comprar peças para montar redutores de velocidade, que exercem o papel do câmbio do trem. Como a empresa tem sede na Alemanha, os projetos são desenvolvidos por eles e, ao vender ao Brasil, o engenheiro responsável por cada projeto adapta os desenhos de acordo com o cliente e verifica qual material será produzido internamente ou terceirizado. Nesse momento, inicia o meu trabalho. Recebo os desenhos técnicos das peças terceirizadas e busco os fornecedores no mercado local e internacional. O conhecimento de línguas é essencial, pois não existem fronteiras para o comércio técnico. Os maiores desafios são as negociações para a compra das peças e a pesquisa por fornecedores para cada projeto”. Rodrigo Ribeiro Nogueira Junqueira, 26 anos, de São Paulo (SP).

Mercado de Trabalho

"O mercado de trabalho está em alta, com aumento da demanda desse profissional em diversos setores", comenta Rosemar Batista da Silva, coordenador do curso da UFU, em Uberlândia. Na área de bens de capital, nicho tradicional do engenheiro mecânico, as indústrias automobilística e aeronáutica oferecem ótimas oportunidades de trabalho. Outro setor aquecido é o de energia - particularmente na exploração de petróleo, no desenvolvimento de máquinas e equipamentos para perfuração de poços e transporte de fluidos. O engenheiro é solicitado, também, para criar mecanismos de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas nucleares, geotérmicos, solares e eólicos. "A Petrobras tem levado a maioria dos nossos alunos. E outra grande parte segue para usinas hidrelétricas por todo o país", comenta Batista da Silva. Na área de biociências, o engenheiro mecânico assessora hospitais, clínicas e laboratórios em projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes. Por fim, existe ainda a possibilidade de atuar como autônomo, na prestação de consultoria para projetos industriais. Há trabalho em todas as regiões do país, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste.

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Crea-SP);

As melhores escolas

5 estrelas

DF Brasília UnB, MG Belo Horizonte UFMG, PR Curitiba UTFPR, RJ Rio de Janeiro PUC-Rio, UFRJ, SC Florianópolis UFSC, SP Campinas Unicamp, São Carlos USP, São José dos Campos ITA Eng. Mecânica-aeronáutica, São Paulo USP.

4 estrelas

CE Fortaleza UFC, MG Belo Horizonte PUC Minas Eng. Mecân. (mecatr.); Engenharia Mecânica, Itajubá Unifei Eng. Mecân. Aeron.; Engenharia Mecânica, Uberlândia UFU, Viçosa UFV, PA Belém UFPA, PB Campina Grande UFCG, João pessoa UFPB, PE Recife UFPE, PR Curitiba PUCPR, UFPR, Ponta Grossa UTFPR, RJ Niterói UFF, Rio de Janeiro Uerj, RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS, Rio Grande Furg Eng. Mecân. Empr.; Eng. Mecân. Naval; Engenharia Mecânica, Santa Maria UFSM, SC Joinville Udesc, SP Bauru Unesp, Guaratinguetá Unesp, Ilha Solteira Unesp, São Bernardo do Campo Centro Universitário da FEI Eng. Mecân. (automob.); Engenharia Mecânica, São Caetano do Sul Mauá;

3 estrelas

AM Manaus UEA, BA Juazeiro Univasf-BA, Salvador IFBA Eng. Ind. Mecân., UFBA, CE Fortaleza Unifor-CE, ES Vitória Ufes, MG Belo Horizonte Cefet-MG, Contagem PUC Minas, São João del Rei UFSJ, MS Campo Grande UCDB, MT Rondonópolis UFMT, PA Tucuruí UFPA, PE Recife UPE Eng. Mecân. Ind., PR Cornélio Procópio UTFPR, Curitiba UP, UTP, Foz do Iguaçu Unioeste, Maringá UEM, Pato Branco UTFPR, RJ Nova Friburgo Uerj Eng. Mecân. (termofuidodinâmica), Rio de Janeiro Cefet-RJ, UGF, Volta Redonda UFF, RS Caxias do Sul UCS, Passo Fundo UPF, Santa Cruz do Sul Unisc, São Leopoldo Unisinos, SC Joaçaba Unoesc, Joinville IST, SP Campinas Unip-SP Eng. de Prod. Mecân.; Engenharia Mecânica, Itatiba USF Eng. Mecân. (autom. de sist.), Limeira Unip-SP Eng. de Prod. Mecân., Ribeirão Preto Unip-SP Eng. de Prod. Mecân.; Engenharia Mecânica, Santos Unisanta, São José dos Campos Unip-SP Eng. de Prod. Mecân., São Paulo Mackenzie Eng. Mecân. (mecatr.); Engenharia Mecânica , Taubaté Unitau;

Curso

Além das disciplinas básicas de Engenharia, entre elas física e matemática, o aluno assiste a aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processos de transformação, vibrações e sistemas mecânicos. Há muita atividade em laboratório, como desenvolvimento de ensaios e de protótipos e estudo de combustíveis alternativos e de tecnologia de ponta. Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para o projeto de máquinas. O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Atenção: algumas escolas direcionam a formação para uma área específica, como aeronáutica, automotiva, naval, industrial, mecatrônica, automação e manufatura.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Ciência e Tecnologia (eng. mecân.); Ciências exatas (eng. mecân.); Ciências exatas e Tecnológicas (eng. mecân.); eng. Automotiva; eng. de Manufatura; eng. De prod. Mecân.; eng. ind. Mecân.; eng. Mecân. Aeron.; eng. Mecân. Automotiva; eng. Mecân. e Ciên. dos Mat.; eng. Mecân. empr.; eng. Mecân. ind.; eng. Mecân. Naval; eng. Mecânica-aeronáutica;



O que você pode fazer

Máquinas e equipamentos

Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias.

Pesquisa e desenvolvimento

Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias.

Processos

Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação.

Projeto

Planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes.

Vendas técnicas

Acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.

Compartilhe