Guia do Estudante

GEOPROCESSAMENTO

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O tecnólogo em Geoprocessamento lida com a medição e a caracterização de terrenos. Ele trabalha basicamente com agrimensura, cartografia e sensoriamento remoto para mapear lotes. Foca o território de maneira integrada, considerando os aspectos físicos, humanos e técnicos. Utiliza tecnologias avançadas, entre elas imagens de satélites e radar, e também conhecimentos de topografia e geodésia. Em parceria com engenheiros agrimensores e civis, ajuda a delimitar áreas ou lotes e a demarcar a localização de determinados pontos - levantamentos fundamentais para o planejamento urbano e a instalação de indústrias, condomínios ou de outras grandes obras, como rodovias e barragens. Pode, ainda, realizar vistorias, fazer avaliações e elaborar laudos técnicos. É fundamental manter-se atualizado sobre os constantes avanços na área de informática, além de ter habilidade para lidar com cálculos.

Mercado de Trabalho

O aquecimento do setor da construção civil aumenta a demanda por esse profissional. Nas cidades, além das construtoras, as prefeituras também contratam o tecnólogo para a elaboração do plano diretor. “Na área rural o graduado é contratado para fazer levantamento topográfico, medições de terra e georreferenciamento”, diz Angélica Cirolini, professora da Ufpel. Há também boas oportunidades para os autônomos, contratados por projeto. Há postos de trabalho em praticamente todo o território nacional.

Salário inicial: R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00 (fonte: prof. Vanderley dos Santos, do IFMT);

As melhores escolas

Curso

Esse é um curso voltado para as Ciências Exatas, com matérias como matemática, física e geociências. As disciplinas básicas incluem topografia, sensoriamento e geodésia. Os cursos direcionados para agrimensura têm no currículo matérias como desenho topográfico, urbanismo, direito e legislação de terras. Já nos que focam sensoriamento remoto e geoprocessamento, o aluno estuda tratamento de imagens de satélite e de radar, além de monitoramento ambiental. O estágio não é obrigatório, mas no fim do curso é necessário apresentar um projeto de conclusão perante uma banca examinadora.

Duração média: três anos.

Outro nome: Agrim.;

Compartilhe