Guia do Estudante

GESTÃO DA QUALIDADE

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O tecnólogo com essa formação acompanha os processos de produção industrial, a rotina de trabalho e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, em busca de maior qualidade e produtividade. Trabalha tanto em fábricas quanto em estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e empresas prestadoras de serviços, para garantir que sejam cumpridos padrões de normalização e metrologia internacionais. Pode especializar-se em auditorias para órgãos internacionais que emitem as certificações de qualidade, trabalhar em laboratórios de metrologia ou voltar-se para a área de recursos humanos.

Mercado de Trabalho

Faz tempo que o mercado internacional exige dos fornecedores certificações de qualidade ISO. E isso continua valorizando os profissionais dessa área, como esse tecnólogo. “Empresas e consumidores finais estão cada vez mais exigentes. Daí a demanda por esse profissional”, diz Roseli Martinez, coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade da FMU. A indústria domina a procura por profissionais, seguida pelas empresas de prestação de serviços. O tecnólogo é contratado para supervisionar a implantação das normas de qualidade ou atuar como consultor ou auditor em pequenas, médias e grandes empresas. As áreas de ambiente e auditoria são as mais promissoras. O mercado está em alta no país inteiro, mas a procura é maior no Sul e no Sudeste.

Salário inicial: R$ 1.500,00 (fonte: prof. Arnaldo Freitas, do IFMG);

As melhores escolas

Curso

Preste atenção na proposta do curso e em sua grade curricular antes de se inscrever para o processo seletivo. Algumas instituições se voltam mais para a qualidade de serviços, enquanto outras escolas enfatizam a formação industrial. De modo geral, os estudos começam com aulas sobre os fundamentos de administração, informática e matemática aplicada. O currículo de Gestão de Qualidade inclui, ainda, disciplinas da área de Humanas. As demais matérias voltam-se para o gerenciamento de processos, metrologia, normalização, entre outros. Algumas escolas exigem a realização de estágio e um trabalho de conclusão de curso.

Atenção: a Senai Cimatec, em Salvador (BA), oferece o curso Inspeção de Equipamentos e de Soldagem.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Gestão de sist. da Qualid.; inspeção de equipamentos e de soldagem; Qualid.;


Compartilhe