Guia do Estudante

PRODUÇÃO DE BEBIDAS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O profissional com essa formação está habilitado para trabalhar em todas as fases da elaboração dos produtos, Do plantio à colheita da matéria-prima, da elaboração da bebida à sua comercialização. Ele atua na produção de uvas especiais e vinhos ou no cultivo e manejo da cana-de-açúcar e na produção da cachaça. Os dois profissionais trabalham diretamente com a matéria-prima, mas também podem especializar-se na produção das bebidas, garantindo sua excelência nos processos de fermentação e destilagem.

Mercado de Trabalho

'São inúmeras oportunidades no setor agrícola, industrial, comercial e de pesquisa científica devido à grande variedade de produtos que se podem obter da uva, desde a fruta in natura passando pelo suco, vinho, espumantes, doces e cosméticos', diz a professora Marite Dal’Osto, do Instituto Federal de São Paulo. As melhores oportunidades estão nos principais centros de produção de bebidas derivadas da uva, como a Serra Gaúcha e o Nordeste. Para o profissional de Produção de Cachaça, o estado de Minas Gerais é o grande produtor da bebida típica brasileira, e com mercado em expansão.

As melhores escolas

Curso

A proposta dos cursos tecnológicos é garantir uma cobertura de conhecimento que vai desde a escolha de espécies e cultivo da matéria-prima até o gerenciamento de negócios do setor. Ambos os cursos oferecem disciplinas básicas, como química, biologia, matemática e informática. As específicas mudam e acordo com o curso e vão de cultivo e produção de derivados da cana-de-açúcar, destilação e gestão agroindustrial, no curso de Produção de Cachaça; e química enológica, análise sensorial e fisiologia da videira, no curso de Viticultura e Enologia.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Prod. de Cachaça; Viticultura e Enologia.

Compartilhe