logo-ge

Estatística

O estatístico está no ramo da matemática voltado para a coleta, a análise e a interpretação de dados no estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais

O estatístico é um especialista no ramo da matemática voltado para a coleta, a análise e a interpretação de dados numéricos no estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. Ele planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas, medições e análise dessas informações. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais, e monta banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, entre outras tarefas, acompanha testes de qualidade e ajuda a fazer a previsão de vendas com base em modelos matemáticos.

O que você pode fazer

Bioestatística Determinar os métodos e organizar os dados de pesquisas nas áreas de ciências biológicas e da saúde.

Computação Criar programas de estudos estatísticos.

Indústria Analisar amostras colhidas nas várias fases de produção, a fim de detectar eventuais erros e escolher métodos para aprimorar a qualidade de um produto. Realizar estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade.

Internet Criar e gerenciar programas de busca. Montar bancos de dados digitais.

Perfil de consumidores Analisar o público-alvo e levantar as características de consumidores para desenhar estratégias de negócio e embasar campanhas publicitárias.

Pesquisa Levantar as características de consumo de determinada região, classe social ou faixa etária. Montar e gerenciar banco de dados com as informações coletadas. Atuar em pesquisas eleitorais.

Recursos humanos Analisar salários e avaliar planos de saúde, fundos de pensão e planos de previdência.

Setor financeiro Atuar na área de seguros, análise de risco e avaliação de investimentos e de fluxo de caixa.

Mercado de Trabalho

Este é um profissional disputado no mercado e um dos mais bem remunerados. Só perde para a Medicina, de acordo com estudo realizado em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea). O mercado para este profissional está em expansão, especialmente por causa das grandes bases de dados conhecidas como big data. Outra área aquecida é a de inteligência de mercado, na qual o bacharel analisa dados do mercado para embasar decisões comerciais e de desenvolvimento de produtos. Os principais mercados estão em agências governamentais, institutos de pesquisa, empresas do setor financeiro e de tecnologia, grandes corporações e escritórios de consultoria. Companhias aéreas, operadoras de telefonia e redes varejistas também são grandes empregadoras. Há, ainda, oportunidades em agências especializadas em pesquisas de opinião, como as eleitorais. Empregadores tradicionais são o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Petrobras e a Fundação Oswaldo Cruz.

Curso

Cálculo é o que não falta no currículo, fundamentado em disciplinas matemáticas, como probabilidade, inferência estatística e estatística computacional. Para dar conta do programa o estudante deve ter facilidade para lidar com a lógica e muita disposição para trabalhar com números. Integram a grade curricular metodologia de pesquisa, atuária, demografia, sociometria, biometria e econometria.

Duração média: 4 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado