logo-ge

Estética e Cosmética

Presta serviço tanto para homens quanto para mulheres

Este bacharel é um especialista em beleza associada a saúde e bem-estar. Presta serviço tanto para homens quanto para mulheres. Aplica produtos cosméticos e emprega técnicas de manipulação e aparelhos em atividades como limpeza da pele, depilação, hidratação, massagem para contorno corporal e bronzeamento artificial. Pode atuar em consultórios de dermatologia e cirurgia plástica, em parceria com o médico, em tratamentos preventivos ou acompanhamento no período pós-cirúrgico. Você pode ingressar na carreira como tecnólogo.

Fique de Olho

PODOLOGIA

A Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP), oferece bacharelado em Podologia, que foca o cuidado com os pés. Entre outras possibilidades de atuação, o podólogo pode integrar equipes multidisciplinares de saúde, atuar em spas ou clínicas, dedicar-se à prescrição e confecção de palmilhas, cuidar dos pés de pessoas diabéticas e atuar na área esportiva.

O que você pode fazer

Consultoria Atuar como consultor de empresas de cosméticos e de equipamentos para o ramo da estética ou como consultor de imagem pessoal.

Estética corporal Aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal.

Estética facial Empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.

Estética pré e pós-cirúrgica Atuar em parceria com o médico e aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas.

Maquiagem profissional Fazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. Trabalhar com pinturas corporais artísticas, embelezamento do olhar, maquiagem feita por aerógrafo.

Massagem corporal Fazer massagem, como drenagem linfática e massagem modeladora, para promover a beleza.

Podologia Examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção.

Terapia capilar Tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.

Visagismo Criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado.

Mercado de Trabalho

Em 2015, pela primeira vez em mais de duas décadas, o setor de beleza registrou retração – a queda foi de 8%. O resultado não coloca o mercado em crise, mas força os profissionais a procurarem novos nichos para atuar. Em Estética, o segmento que mais cresce é o de beleza masculina. A participação de produtos para homens passou de 10% em 2014 para 19% em 2015, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (Abihpec). O profissional é procurado por centros de estética, spas, hotéis, salões de beleza, consultorias e academias de ginástica. Ele ainda pode dar aulas ou prestar consultoria, e trabalhar como representante comercial de empresas de cosméticos. Ou gerenciar empresa própria ou equipes de clínicas e centros de estética. O Sudeste e o Sul concentram a maior parte das indústrias e empresas de cosméticos e perfumaria

Curso

O bacharelado tem ênfase na administração do negócio de estética. Desde o primeiro ano, o aluno tem disciplinas de Marketing e gestão de negócios. Mas há também aulas práticas, em que ele conhece e treina a aplicação de tratamentos estéticos. Anatomia, princípios ativos dos cosméticos, técnicas usadas antes e após cirurgias e procedimentos clínicos (para atuar ao lado de médicos) fazem parte da grade curricular. O estágio é obrigatório, assim como a entrega de um trabalho de conclusão ao final do curso.

Duração média: 3 anos.

Outro nome: Podologia.

 

Os cursos tecnológicos trazem conteúdo de empreendedorismo, mas dão uma boa formação para quem quer trabalhar diretamente com as técnicas esteticistas. Algumas escolas dão ênfase a uma técnica específica, como maquiagem profissional. A maioria dos cursos inclui disciplinas básicas, como anatomia e química. Entre as específicas, entram cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Há, ainda, matérias profissionalizantes. Algumas instituições possibilitam ao aluno atender à comunidade, sob supervisão, em clínicas-escola. A obrigatoriedade de estágio e trabalho de conclusão do curso depende de cada escola. Atenção: a Universidade Anhembi Morumbi (SP) oferece ênfase em maquiagem profissional. Já a Universidade Cruzeiro do Sul (SP), a UniAnchieta (SP) e a UCB-RJ põe foco em visagismo – cuidados do rosto, incluindo maquiagem e cabelo. Já a Fatec Diadema e FOC, ambas em São Paulo, oferecem o tecnológico em Cosméticos, que prepara o profissional para trabalhar na produção dos produtos de beleza e higiene pessoal.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Cosméticos; Cosmetologia e Estética; Terapia Capilar e Visagismo; Visagismo, Estética e Terapia Capilar.