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Gestão Comercial

Este tecnólogo planeja a venda de produtos ou serviços buscando dar maior rentabilidade e produtividade à empresa

Este tecnólogo planeja a venda de produtos ou serviços buscando dar maior rentabilidade e produtividade à empresa. Ele gerencia equipes e define estratégias, preço e locais de venda. Busca compradores em potencial para grandes negociações. Entende de marketing, logística, economia e tributação e intervém nas transações comerciais, determinando o preço final ao consumidor. Pode exercer o cargo de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas, gerente comercial ou cuidar do relacionamento com o cliente no pós-venda.

Mercado de Trabalho

A importância da área de vendas para as empresas garante a demanda por profissionais que entendem as mudanças no perfil do consumidor. O tecnólogo faz carreira como vendedor, representante comercial, gerente comercial e diretor comercial em empresas diversas. Os grandes varejistas são os maiores empregadores. Além de realizar as vendas, ele prospecta clientes visando a aumentar a lucratividade do negócio. Outras possibilidades são atuar nas equipes internas, que dão suporte para quem lida com o cliente, e ter a própria firma de representação ou trabalhar como autônomo, dando consultoria para lojas. Cresce a procura para trabalhar como analista comercial e assistente de vendas.

Curso

As matérias básicas, como administração, economia, ética e contabilidade, são mescladas às mais específicas, entre elas estratégia e promoção de vendas, gestão financeira, sistemas de crédito, negócios eletrônicos, pesquisas de mercado, negociação, custos e logística. Em alguns cursos, o aluno realiza atividades práticas que vão desde conhecer o funcionamento de uma empresa até entregar planos de negócios com estratégias para elevar as vendas de determinada organização (fictícia ou não). A realização de estágios e a entrega do trabalho de conclusão de curso variam de escola para escola. Atenção: alguns cursos oferecem enfoque específico, como moda (Unisanta-SP), varejo (UniCesumar) e representações comerciais (Ibgen-RS).

Duração média: 2 anos.