logo-ge

Gestão de Recursos Humanos

Desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação, treinamento de pessoal

Este tecnólogo desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação, treinamento de pessoal. Participa, ainda, da execução da política salarial da organização. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Também planeja programas que visem a melhoria da qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

Mercado de Trabalho

O mercado para esse tecnólogo está em alta. Com a crise econômica, as empresas precisam fazer uma gestão eficiente das equipes, a fim de elevar a produtividade. Com isso, há vagas nos departamentos de pessoal, recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento. A complexidade da legislação trabalhista reforça a demanda pelo tecnólogo, que é especialista em áreas como folha de pagamentos, cargos e relacionamento com sindicatos. Em empresas que contratam temporários, o gestor de RH tem papel de destaque, pois é o responsável por treinar esses profissionais. Grandes empresas e escritórios de consultoria são os maiores empregadores. Micro, pequenas e médias empresas também recorrem ao profissional. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro oferecem as melhores chances. O interior paulista também tem boas oportunidades. E cresce a oferta de vagas no Nordeste.

Curso

O curso é bem focado nas questões trabalhistas. Estuda-se desenvolvimento e gestão de pessoas, saúde e segurança no trabalho, legislação trabalhista, relações de trabalho e negociação de conflitos. Matemática financeira, contabilidade e cálculos previdenciários também fazem parte da grade curricular. Algumas escolas exigem a entrega de um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 2 anos.

Outro nome: RH.