logo-ge

Gestão Desportiva e de Lazer

Este tecnólogo trabalha, sobretudo, com a administração de instituições que promovem a atividade física e o esporte, como academias, clubes e escolas

Este tecnólogo trabalha, sobretudo, com a administração de instituições que promovem a atividade física e o esporte, como academias, clubes e escolas. Ele cria planos estratégicos, presta consultoria ou assessoria na organização de eventos ou serviços ligados a lazer, esporte, folclore, arte e cultura. Implementa políticas de integração social por meio de atividades sociais, lúdicas e desportivas e identifica oportunidades em que essas atividades podem ser um canal de comunicação entre as organizações e seus respectivos públicos.

Mercado de Trabalho

O mercado para este tecnólogo deve continuar em crescimento graças às políticas públicas que promovem a prática de esportes. A Lei de Incentivo ao Esporte, por exemplo, institui medidas de estímulo a ações voltadas ao treinamento de professores, preparo de atletas e à democratização do acesso às atividades físicas. Alguns estados também mantêm programas próprios de incentivo demandando mais profissionais. Além disso, o número de academias no país cresce a cada ano – já são quase 32 mil. O Brasil é o segundo país no mundo em número de academias por habitante, perdendo apenas para os Estados Unidos. Há boas oportunidades também em associações, federações e centros de lazer e recreação. Cresce ainda a participação desse profissional em grandes empresas, onde atua na realização de atividades culturais e jogos motivacionais para funcionários.

Curso

Disciplinas como comunicação, sociologia e organização de eventos esportivos aparecem no início do curso. Depois, estudam-se temas como direito esportivo, consultoria empresarial e gestão mercadológica, além de ética e sociologia do esporte. As atividades práticas são feitas em ginásios esportivos. Para se formar é exigido trabalho de conclusão de curso. Atenção: em algumas instituições, o curso tem o nome de Gestão de Empreendimentos Esportivos; a Fac. Drummond e a Unicapital, em São Paulo, oferecem o curso focado em futebol.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Futebol; Gestão de Empreend. Esportivos; Gestão do Esporte e de Lazer.