logo-ge

História da Arte

Este profissional pode atuar como crítico, gestor, consultor e curador de exposições e eventos culturais e artísticos

Este profissional é especialista na área de cultura e artes, desde as manifestações tradicionais, como pintura, escultura e gravura, até as que utilizam outras linguagens, como cinema e web. Pode atuar como crítico, gestor, consultor e curador de exposições e eventos culturais e artísticos. Define as obras e os artistas que participarão de uma mostra e faz a concepção e a supervisão da exposição. Em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte, planeja ações como visitação pública e conservação do patrimônio e cuida da administração do estabelecimento. Também pode ocupar-se de acervos particulares ou de empresas.

O que você pode fazer

Curadoria Conceber, montar e supervisionar exposições.

Crítico de arte Analisar determinada obra ou exposição e opinar a respeito dela.

Gestão Administrar e propor ações em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte.

Mercado de Trabalho

O mercado de arte está em crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact), mesmo com a crise econômica, 51% das galerias registraram aumento no volume de negócios em 2015 frente ao ano anterior. A boa imagem das galerias no mercado nacional e internacional, o reconhecimento dos artistas e o aumento no número de colecionadores são apontados como os principais fatores para a vitalidade do setor. Além disso, a participação das galerias em feiras de arte, como a SP-Arte, em São Paulo, a ArtRio, no Rio de Janeiro, e a Art Basel Miami Beach, em Miami (EUA), impulsionam as vendas – 40% dos negócios foram realizados nestes eventos. Do total de vendas, 73% são para compradores brasileiros. Embora a maior parte das galerias esteja localizada em São Paulo (59% do total) e no Rio de Janeiro (29%), há emprego para atuar com curadoria de exposições nas principais capitais brasileiras, em espaços culturais e museus. O profissional também é requisitado para dar cursos ao público e intermediar a venda e aquisição de obras de arte. O bacharel pode ainda atuar como crítico das exposições, e em revistas e jornais.

Curso

Apenas seis escolas oferecem o bacharelado. A grade curricular mescla disciplinas específicas de arte com a grande área de Humanas. Dessa forma, estudam-se filosofia e antropologia, sociologia, jornalismo cultural, língua portuguesa e estrangeira, entre outros. Entre as matérias específicas do curso estão, por exemplo, crítica e curadoria, estética, história do cinema e da fotografa, museologia e patrimônio e montagem de exposições. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso, e algumas escolas ainda exigem a realização de estágio.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Arte: Hist., Crítica e Curadoria; Teoria Crítica e Hist. da Arte.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado