logo-ge

Hotelaria

O profissional de Hotelaria é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, pousadas, flats, spas e estâncias

O profissional de Hotelaria é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, pousadas, flats, spas e estâncias. Ele coordena os serviços de acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona funcionários, cuida das questões financeiras, organiza as compras e mantém as instalações. Pode participar da montagem de novos empreendimentos e definir estratégias de comunicação e marketing conforme seu público-alvo e as características econômicas e culturais da região. Também pode se envolver na organização de eventos. A formação habilita o profissional para trabalhar em hospitais (hotelaria hospitalar), spas, parques temáticos, centros gastronômicos, cruzeiros marítimos, e administrar condomínios comerciais, como shopping centers. Você pode ingressar na carreira como tecnólogo.

O que você pode fazer

Administração Gerenciar hotéis, flats, condomínios, resorts, pousadas, parques temáticos, restaurantes e lanchonetes, assim como a área de recepção de hospitais, restaurantes, bancos e clínicas médicas. Supervisionar todas as atividades relativas à operação e à manutenção do estabelecimento, como limpeza, reservas e serviço. Contratar e administrar funcionários, além de organizar os serviços oferecidos aos hóspedes e clientes.

Gastronomia Coordenar a preparação de refeições em hotéis e restaurantes, definindo cardápios e cartas de vinho e contratando cozinheiros e garçons.

Eventos e negócios Organizar congressos, feiras e seminários e coordenar o transporte, a acomodação e o entretenimento dos participantes.

Planejamento e empreendimento Programar a construção e a instalação de hotéis, resorts e pousadas de acordo com o potencial turístico, a localização e a infraestrutura de um local determinado. Promover um empreendimento e definir o preço de diárias e serviços.

Hotelaria hospitalar Gerenciar uma estada agradável e confortável para pacientes internados, controlando os serviços de quarto, alimentação, bebidas e limpeza, entre outros.

Mercado de Trabalho

A realização da Copa do Mundo de Futebol no país, em 2014, e dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, elevou o número de turistas estrangeiros no Brasil. Além disso, com o dólar mais caro, o brasileiro está preferindo o turismo interno – sete em cada dez brasileiros escolhem lugares do próprio país para viajar nas férias. Isso significa melhores oportunidades para os profissionais dessa área. Os mercados mais aquecidos estão nas capitais do Sudeste, particularmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Sul, a proximidade com países como Uruguai, Argentina e Chile também cria boas opções. No Nordeste, os resorts aquecem a demanda pelo profissional. No Centro-Oeste, o forte é o turismo ecológico. Destaque para o potencial de crescimento dos hotéis três estrelas de redes internacionais, que estão sendo instalados em cidades com população entre 300 mil e 800 mil habitantes. Nichos de mercado menos tradicionais e menos explorados, mas também com boas perspectivas, são a hotelaria hospitalar, as administradoras de condomínios e os shopping centers.

Curso

O bacharelado mescla matérias teóricas e práticas introdutórias à indústria da hospitalidade. O currículo inclui disciplinas gerais, como contabilidade, filosofia e economia mundial. As matérias específicas, muitas em laboratório e hotéis-escola, ocupam boa parte da carga horária. Estágio e trabalho de conclusão são obrigatórios na maioria das instituições. Atenção: a FBV/DeVry, em Recife (PE), oferece Hotelaria com ênfase em Gastronomia.

Duração média: 3,5 anos.

 

Enquanto o bacharel tem formação calcada na administração geral dos estabelecimentos hoteleiros, o tecnólogo é preparado para coordenar serviços específicos, como recepção, manutenção de ambientes, organização da infraestrutura ou alimentos e bebidas. Grande parte do currículo abrange aulas práticas em hotéis ou laboratórios que simulam ambientes hoteleiros. Em sala de aula, o aluno estuda disciplinas teóricas como administração, análise financeira, marketing e legislação turística.
Atenção: a Hotec, em São Paulo, além de Hotelaria, oferece também o curso de Hotelaria Hospitalar.

Duração média: 2 anos.

 

OS MELHORES CURSOS

★★★★★
SP São Paulo Senac-SP $$$$, Universidade Anhembi Morumbi $$$$$.

★★★★
PE Recife DeVry FBV Hot. com ênf. em Gastron. $$$$, UFPE. RS Canela Castelli ESH n/i.

★★★
PR Foz do Iguaçu Unioeste. RJ Seropédica UFRRJ.