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Marketing

O profissional de Marketing é, fundamentalmente, um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas

O profissional de Marketing é, fundamentalmente, um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas. Ele detecta e aproveita as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende às necessidades do cliente. Também delineia e executa estratégias para conquistar do público lealdade a uma determinada marca, bem como construir e manter a boa imagem do produto. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, sempre estimando o impacto do custo das ações de promoção e propaganda sobre o preço final do produto. Pode trabalhar na área de marketing de grandes empresas, como consultor de negócios, ou atuar em institutos de pesquisa e órgãos públicos. É possível ingressar na carreira com uma graduação em Administração e, também, como tecnólogo.

Fique de Olho

A FORÇA DO MARKETING DIGITAL

O grande apelo das mídias sociais fez com que muitas empresas passassem a usar essa ferramenta para promover produtos e conquistar mais consumidores. Com isso, aumentou a procura por especialistas em marketing digital, área que engloba os mecanismos para divulgar e promover, na internet, marcas, produtos e serviços a públicos segmentados. Para isso, usa estratégias diversas, como produção e compartilhamento de conteúdo, otimização de sites, monitoramento de redes sociais e links patrocinados. Grandes redes de varejo e agências especializadas que prestam serviço para outras empresas são os maiores contratantes.

BIG DATA É TENDÊNCIA

A expressão se refere à análise de uma grande quantidade de dados oriundos do tráfego na internet. Empresas desenvolvem sistemas capazes de capturar e analisar o volume cada vez maior de dados disponíveis na rede, a partir da navegação e postagens dos usuários em sites, blogs e redes sociais – os chamados dados não estruturados. A partir dessas informações, o profissional pode identificar comportamentos para buscar novos clientes e lançar ações e produtos.

O que você pode fazer

Comunicação corporativa Realizar ações e produzir material de comunicação voltados para o público interno da empresa. Consultoria Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.

Desenvolvimento de produto Identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam. Renovar um produto já existente no mercado.

Gerência de produto Planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado.

Merchandising Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação.

Pesquisa Obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto ao consumidor.

Planejamento estratégico Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing).

Mercado de Trabalho

Bacharéis e tecnólogos têm campos de atuação semelhantes. Grandes empresas de diversos setores precisam de pessoal para desenhar estratégias de marketing a longo prazo. E as de médio e pequeno porte estão descobrindo a necessidade de investir em estratégias para ganhar mercado – e esse é o profissional responsável por implantá-las. O setor de serviços, muito dependente do relacionamento com o consumidor, é o que mais requisita o egresso. Está aquecida a área de mídias sociais, devido ao crescimento do comércio eletrônico e da importância do ambiente digital e de avaliação de comportamento de consumo e de mercado. Marketing cultural e esportivo também têm um potencial. Quem tem aptidão para vendas pode encontrar caminho aberto no departamento comercial de grandes empresas, como as de tecnologia. Elas procuram pessoal qualificado para prospectar clientes e vender produtos de alto custo. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte das vagas.

Curso

O currículo do bacharelado engloba as principais áreas do marketing – direto, industrial, corporativo, de varejo e de serviços – com disciplinas referentes à gestão de negócios, de preços e custos. Traz também matérias como sociologia, economia, psicologia e estatística. Com elas, o aluno toma conhecimento de aspectos socioeconômicos relevantes para traçar estratégias, compreende o que se passa na cabeça do consumidor e é capaz de analisar pesquisas de mercado. A apresentação de cases (casos de ações e planejamento reais) faz parte do dia a dia escolar. Trabalho de conclusão de curso e estágio são exigências de algumas instituições.

Duração média: 4 anos.

Outro nome: Comun. e Mkt.

 

O currículo dos tecnológicos é voltado para a prática profissional. O aluno estuda estratégias de marketing, comportamento do consumidor, branding e pesquisa de mercado. Alguns cursos são mais dirigidos para um segmento específico, como marketing digital ou varejo. Por isso, atenção na hora de se definir por esta ou aquela escola. No geral, as faculdades exigem trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Ger. de Mkt.; Gestão de Mkt.; Gestão Merc.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado