Guia do Estudante

CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Este licenciado tem uma visão global da área de ciências e do meio ambiente e está preparado para lecionar ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e de áreas correlatas nos anos finais dos ensinos fundamental e médio. Dependendo do direcionamento de sua licenciatura, dá aulas de física, química, biologia e até matemática. Com seus conhecimentos, também pode trabalhar em ONGs ambientais e dar aulas em cursos oferecidos por associações e empresas sobre conscientização ambiental.

Mercado de trabalho

Faltam professores de ciências na educação básica em todas as regiões do país. "A expectativa é que, no futuro, professores das áreas específicas fiquem no ensino médio, e as aulas de ciências do ensino fundamental, do primeiro ao nono ano, sejam ocupadas por alunos de formação gerenalista, como Ciências da Natureza", diz Romulo José Fontenele Oliveira, coordenador do curso de licenciatura em Ciências da Natureza da UFPI. O licenciado pode, também, atuar na administração escolar. Em ONGs, museus e centros de ciência, trabalha com divulgação científica e produção de material educativo. Com pós-graduação, pode lecionar em faculdades e universidades. Norte e Nordeste são as regiões que mais carecem deste profissional.



As melhores escolas

Curso

A grade curricular varia conforme a ênfase do curso. Algumas escolas oferecem uma visão geral das ciências. Em outras, estuda-se uma modalidade de ciência desde o primeiro ano - biologia, química, matemática ou física. Há ainda escolas em que o aluno cursa um período comum a todos e depois escolhe uma area a seguir. Todos os currículos têm base forte em ciências, com disciplinas como natureza e energia, ensino de ciências, compostos orgânicos e meio ambiente, e depois matérias específicas de acordo com a área escolhida.

Atenção: a USP oferece licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, que forma o professor para atuar nos ensinos fundamental, médio e técnico, em disciplinas das áreas de ciências da terra e da natureza e educação ambiental.

Duração média:
4 anos.

Outros nomes:
Ciên.; Ciên. da Natureza; Ciên. da Natureza e Matem.; Ciên. Exatas; Ciên. Naturais; Ciên. Naturais e Matem. (fís.); Ciên. Naturais e Matem. (matem.); Ciên. Naturais e Matem. (quím.); geoc. e Educ. Amb.



A UFMA, em seis campi, e a UFCA, em Brejo Santo (CE), oferecem Licenciatura Interdisciplinar (LI) em Ciências Naturais. São três anos de formação generalista seguidos de um ano de Física, Biologia, Química ou Matemática.




O que você pode fazer

Administração

Supervisionar o funcionamento de escolas, desde a presença de alunos até o abastecimento de suprimentos.

Consultoria

Produzir e avaliar material didático para o ensino de ciências em escolas e editoras.

Ensino

Dar aulas de ciências para as primeiras séries do ensino fundamental.

ONGs

Planejar e implantar projetos de conscientização ambiental ou lecionar em comunidades.

Compartilhe