Guia do Estudante

CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse profissional, que tem uma visão global da área de ciências e do meio ambiente, está preparado para lecionar ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e de áreas correlatas nos anos finais dos ensinos fundamental e médio. Dependendo do direcionamento de sua licenciatura, dá aulas de física, química, biologia ou matemática. Com seus conhecimentos, também pode trabalhar em ONGs ambientais e dar aulas em cursos oferecidos por associações e empresas sobre conscientização ambiental.

Mercado de trabalho

“Para o Brasil alcançar as metas de desenvolvimento científico e tecnológico precisamos melhorar a formação científica na educação básica. E faltam professores de ciências em todas as regiões do país”, diz Rosiléia Almeida, coordenadora do curso na UFBA. O licenciado pode, também, atuar na administração escolar. Em ONGs, museus e centros de ciência, ttrabalha com divulgação científica e produção de material educativo. Com pós-graduação, pode lecionar em faculdades e universidades. Norte e Nordeste são as regiões que mais carecem deste profissional.

Salário inicial: R$ 1.567,00 é o piso para o magistério, por 40 horas semanais (fonte: MEC).

As melhores escolas

Curso

A grade curricular varia conforme a ênfase do curso. Algumas escolas oferecem uma visão geral das ciências. Em outras, estuda-se uma modalidade de ciência desde o primeiro ano - biologia, química, matemática ou física. Há ainda escolas em que o aluno cursa um período comum a todos e depois escolhe uma área a seguir. Todos os currículos têm base forte em ciências, com disciplinas como natureza e energia, ensino de ciências, compostos orgânicos e meio ambiente, e depois matérias específicas de acordo com a área escolhida.

Atenção: a USP oferece uma graduação a licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, que forma o professor para atuar nos ensinos fundamental, médio e técnico, em disciplinas das áreas de ciências da terra e da natureza e educação ambiental.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên.; Ciên. da Natureza; Ciên. exatas; Ciên. Naturais; Ciên. Naturais e Matem.; geoc. e educ. Amb.


A UFMA é oferece a licenciatura interdisciplinar (LI) em Ciências Naturais, em vários campi. São três anos de formação generalista seguidos de um ano de Física, Biologia, Química ou Matemática. O licenciado pode atuar como professor em escolas particulares e públicas, na educação infantil e nos últimos anos do ensino fundamental. Para trabalhar no ensino superior, é preciso ter uma pós-graduação.



O que você pode fazer

Administração

Supervisionar o funcionamento de escolas, desde a presença de alunos até o abastecimento de suprimentos.

Consultoria

Produzir e avaliar material didático para o ensino de ciências em escolas e editoras.

Ensino

Dar aulas de ciências para as primeiras séries do ensino fundamental.

ONGs

Planejar e implantar projetos de conscientização ambiental ou lecionar em comunidades.

Compartilhe