Guia do Estudante

GEOLOGIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, além das alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. O geólogo investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão, a glaciação e a desertificação. Para isso, ele pesquisa e analisa fósseis e minerais e a topografia dos terrenos. Esse especialista classifica rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, que ocorrem tanto na superfície terrestre quanto no subsolo e no fundo do mar. Também localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e de gás natural. Faz parte de suas preocupações procurar evitar os danos que a exploração desses recursos possa causar ao meio ambiente. Esse profissional elabora relatórios de impacto ambiental e analisa o terreno antes da realização de grandes obras, como túneis, barragens, reservatórios, usinas, estradas, ferrovias, pontes e aterros.  

Mercado de trabalho

Em mineração, a oferta de emprego está estável. Mas na indústria do petróleo o mercado está muito aquecido. “Os investimentos da Petrobras na prospecção do petróleo nas camadas do pré-sal exige mão de obra qualificada”, afirma Rosemery da Silva Nascimento, coordenadora do curso de Geologia da UFPA, em Belém. Outras áreas com forte demanda são a geologia ambiental e a geotécnica. “Qualquer projeto de infraestrutura, seja uma hidrelétrica, seja uma linha de metrô, precisa de um geólogo para fazer a análise do solo e das rochas e elaborar um estudo de impacto ambiental”, explica a coordenadora. O mercado é mais atraente em regiões com grande concentração de empresas, como Sul, Sudeste e, mais recentemente, o Nordeste. Na mineração, os estados do Norte são os que mais empregam.

Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Crea-SP);

As melhores escolas

5 estrelas

PA Belém UFPA; RS Porto Alegre UFRGS; SP Rio Claro Unesp, São Paulo USP;

4 estrelas

BA Salvador UFBA; DF Brasília UnB; MG Belo Horizonte UFMG; PE Recife UFPE; PR Curitiba UFPR; RJ Rio de Janeiro Uerj, UFRJ; RN Natal UFRN; RS São Leopoldo Unisinos; SP Campinas Unicamp;

3 estrelas

AM Manaus Ufam; CE Fortaleza UFC; MG Ouro Preto Ufop, Eng. Geológica;

Curso

O bacharelado começa com matérias básicas, como química, matemática, física e biologia, mas já no primeiro ano o aluno tem atividades de campo para se familiarizar com os conteúdos próprios da Geologia. Em seguida, entram no currículo algumas disciplinas específicas, como petrografa (descrição e análise de rochas), sedimentologia e paleontologia. A partir do terceiro ano, a ênfase é dada à formação profissional, com aulas de geologia econômica, sensoriamento remoto, tratamento de minérios e geologia urbana, entre outras. Parte considerável da formação ocorre em aulas práticas extraclasse. Nos trabalhos de campo, o estudante faz mapeamentos e coleta material que será mais tarde analisado em laboratório. Em algumas escolas, exige-se, no último ano, um trabalho de conclusão de curso, que pode ser feito em campo ou em uma empresa, de acordo com o tema escolhido.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Ciência da Terra; eng. Geológica.


Uma opção de bacharelado interdisciplinar (BI) é oferecida pela Ufopa, em Santarém (PA), com o curso de Ciências da Terra. Após cursar três anos de disciplinas mais generalistas, o estudante pode ingressar em outro bacharelado - Geologia, Ciências Atmosféricas ou Geofísica - com dois anos de duração, obtendo dois diplomas.

O que você pode fazer

Engenharia geológica

Fazer o levantamento geológico e geotécnico de áreas para a construção de represas, túneis e estradas. Estudar a recuperação de áreas degradadas por atividades de mineração.

Geofísica

Pesquisar os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais ou sísmicos do planeta.

Geologia ambiental

Planejar a ocupação de territórios e avaliar o risco geológico (erosões, enchentes e deslizamentos) a que essas regiões possam estar submetidas. Recuperar solos contaminados.

Geologia forense

Aplicar técnicas de geologia para elucidação de crimes.

Geologia do petróleo

Localizar e explorar reservas petrolíferas e de gás natural, dentro da área de recursos energéticos.

Hidrogeologia

Descobrir depósitos de água subterrâneos e planejar sua exploração de forma a garantir a pureza das águas.

Mineralogia

Estudar minerais e gemas, descrevendo e quantificando suas propriedades para uso industrial ou em joias.

Paleontologia

Localizar sítios que guardam fósseis, de modo a proteger o patrimônio paleontológico nacional.

Compartilhe