Guia do Estudante

GEOLOGIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O Geólogo estuda a origem da formação, da estrutura, da composição e das transformações da crosta terrestre. Ele investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão e a desertifcação. Analisa fósseis e minerais e a topografa dos terrenos. Localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e gás natural. Todas as grandes obras de infra-estrutura - hidrelétricas, barragens, linhas de metrô, ou pontes , túneis e viadutos - exigem atuação de um geólogo para fazer a análise do solo e das rochas e elaborar estudo de impacto ambiental.



Mercado de trabalho

A mineração, uma das áreas que mais contratam geólogos, passa por um processo de reestruturação, com um projeto de lei que cria novas regras para a pesquisa mineral. E ainda é cedo para saber como essas reformulações afetarão o mercado de trabalho nos próximos anos. Mas no setor de prospecção e exploração do petróleo, o mercado é crescente. "As áreas de hidrogeologia (captação de água de aquíferos) e ambiental também estão muito bem", diz Francisco Tognoli, coordenador do curso de Geologia da Unisinos. O mercado de petróleo se concentra especialmente no Rio de Janeiro, mas a Petrobras também está presente em cidades como vitória (ES), Aracaju (SE), Natal (RN) e Santos (SP). A mineração é mais forte nos estados de Minas Gerais, Pará e Bahia. O setor de geologia ambiental é marcante nos grandes centros urbanos, como Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Já o trabalho com águas subterrâneas tem demanda no país todo.


As melhores escolas

5 estrelas

DF Brasília UnB. SP São Paulo USP.

4 estrelas

BA Salvador UFBA. CE Fortaleza UFC. MG Belo Horizonte UFMG. Ouro Preto Ufop Eng. Geológica. PA Belém UFPA. PE Recife UFPE. PR Curitiba UFPR. RJ Rio de Janeiro UFRJ. RN Natal UFRN. RS Porto Alegre UFRGS. São Leopoldo Unisinos. SP Campinas Unicamp. Rio Claro Unesp.

3 estrelas

AM Manaus Ufam. MT Cuiabá UFMT. RJ Rio de Janeiro Uerj. SE São Cristóvão UFS.

Curso

O bacharelado começa com matérias básicas, como química, matemática, física e biologia, mas já no primeiro ano o aluno tem atividades de campo para se familiarizar com os conteúdos próprios da Geologia. Em seguida, entram no currículo algumas disciplinas específicas, como petrógrafa (descrição e análise de rochas), sedimentologia e paleontologia. A partir do terceiro ano, a ênfase é dada à formação profissional, com aulas de geologia econômica, sensoriamento remoto, tratamento de minérios e geologia urbana, entre outras. Parte considerável da formação ocorre em aulas práticas extraclasse. Nos trabalhos de campo, o estudante faz mapeamentos e coleta material que serão mais tarde analisados em laboratório. Em algumas escolas, exige-se, no último ano, um trabalho de conclusão de curso, que pode ser feito em campo ou em uma empresa, de acordo com o tema escolhido. Na UFPel (RS) e na Ufop (MG), o curso é denominado Engenharia Geológica.

Duração média:
5 anos.

Outro nome: eng. Geológica.



Ciência da Terra

A Ufopa, em Santarém (PA), oferece Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência da Terra. Após cursar três anos de disciplinas generalistas, o estudante pode ingressar em outro bacharelado - Geologia, Ciências Atmosféricas ou Geofísica - com até dois anos de duração, obtendo dois diplomas.


O que você pode fazer

Engenharia geológica

Fazer o levantamento geológico e geotécnico de áreas para a construção de represas, túneis e estradas. Estudar a recuperação de áreas degradadas por atividades de mineração.

Geofísica

Pesquisar os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais ou sísmicos do planeta.

Geologia ambiental

Planejar a ocupação de territórios e avaliar o risco geológico (erosões, enchentes e deslizamentos) a que essas regiões possam estar submetidas. Recuperar solos contaminados.

Geologia forense

Aplicar técnicas de geologia para elucidação de crimes.

Geologia do petróleo

Localizar e explorar reservas petrolíferas e de gás natural, dentro da área de recursos energéticos.

Hidrogeologia

Descobrir depósitos de água subterrâneos e planejar sua exploração de forma a garantir a pureza das águas.

Mineralogia

Estudar minerais e gemas, descrevendo e quantificando suas propriedades para uso industrial ou em joias.

Paleontologia

Localizar sítios que guardam fósseis, de modo a proteger o patrimônio paleontológico nacional.

Compartilhe