logo-ge

Naturologia

Pesquisa, ensina, orienta e utiliza terapias naturais na prevenção e no tratamento de doenças ou distúrbios físicos e na melhoria da qualidade de vida

Este bacharel pesquisa, ensina, orienta e utiliza terapias naturais na prevenção e no tratamento de doenças ou distúrbios físicos e na melhoria da qualidade de vida. O profissional costuma atuar em equipes multidisciplinares, buscando o restabelecimento do equilíbrio energético dos pacientes, com o emprego de diferentes técnicas e materiais, como plantas medicinais, cores e luzes e massagens. Recorre, também, a alimentação saudável e atividades físicas. Quase 150 terapias alternativas são listadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que revela o crescente reconhecimento do trabalho deste profissional e o respeito por ele. Pode atuar em clínicas, spas, empresas, academias e hospitais. Outras possibilidades são atuar de maneira autônoma em consultórios ou atendimentos domiciliares ou trabalhar com as atividades administrativas nos estabelecimentos que aplicam esses métodos e técnicas.

 

O que você pode fazer

Educação Dar palestras e cursos sobre educação alimentar e técnicas para promoção e manutenção de saúde em instituições, escolas e empresas.

Terapias Auxiliar na manutenção da qualidade de vida e no tratamento de distúrbios de saúde, utilizando terapêuticas naturais, tais como:

Aromaterapia Uso de óleos essenciais que ajudam a promover a qualidade de vida.

- Cromoterapia Uso de cores e luzes em pontos de acupuntura.

- Fitoterapia Tratamento à base de plantas.

- Geoterapia Massagem térmica com pedras e cristais.

- Hidroterapia Tratamento à base de água.

- Massoterapia Massagens para equilíbrio energético.

- Talassoterapia Tratamento por meio de banhos de mar.

Mercado de Trabalho

O Brasil segue a tendência mundial: ganham cada vez mais espaço os tratamentos complementares de saúde que fazem uso de técnicas e substâncias naturais, o que significa um mercado de trabalho promissor para este graduado. Grandes hospitais, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês, ambos em São Paulo, contam com o naturólogo na equipe dedicada aos pacientes. A maior oferta de postos vem das regiões Sudeste e Sul, que concentram uma quantidade grande de spas, clínicas multidisciplinares e centros de ioga. Os estados de São Paulo e Santa Catarina têm o maior número de profissionais em atividade. A demanda vem crescendo em hotéis e resorts do Nordeste, bem como em empresas de setores diversos, onde o naturologista oferece consultoria em qualidade de vida e bem-estar. Apesar de ser reconhecida como profissão, a naturologia ainda aguarda regulamentação. Projeto de Lei nesse sentido está sendo apreciado no Congresso Nacional.

Curso

O curso inclui formação prática e teórico-científca em diversas terapias que têm como base a medicina tradicional chinesa e a ayurveda, de origem indiana. Na Universidade Anhembi Morumbi, o currículo inclui técnicas como ioga e meditação, aromaterapia, massoterapia, hidroterapia e iridologia, entre outras. Na Unisul, os estudantes aprendem a lidar com aromaterapia, fitoterapia, cromoterapia, reflexoterapia e florais. A prática profissional começa nos primeiros semestres e o estágio é obrigatório, assim como uma monografa de conclusão de curso.

Duração média: 4,5 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado