logo-ge

Negócios Imobiliários

É o profissional responsável por garantir ao cliente ou à empresa bons contratos e boas condições de pagamento na comercialização de bens imóveis

O tecnólogo em Negócios Imobiliários é o profissional responsável por garantir ao cliente ou à empresa em que trabalha bons contratos e boas condições de pagamento na comercialização de bens imóveis. Para isso, ele analisa os aspectos favoráveis e os pontos menos vantajosos em venda, compra, permuta, locação de imóveis (residências, prédios, salas comerciais, terrenos etc.) e administração de condomínios. Também elabora planos de ação para o melhor aproveitamento da oferta e da procura no mercado imobiliário, orientando o cliente desde a escolha do terreno até as condições de ocupação do bairro ou região onde o imóvel está localizado. Esse tecnólogo atua, ainda, na indústria de construção civil, em empresas imobiliárias, administradoras de imóveis, condomínios, escritórios de corretagem e de advocacia na área imobiliária e incorporadoras.

Mercado de Trabalho

O setor imobiliário de todo o país sofre uma desaceleração decorrente da crise econômica, mas especialistas apostam em uma gradativa retomada dos negócios. Além disso, a queda no preço dos imóveis eleva a procura de interessados na aquisição. O profissional pode atuar como autônomo e ganhar por porcentagem de venda, em torno de 6% do valor do imóvel, ou trabalhar em imobiliárias ou empresas de loteamento e urbanização. As regiões Sul e Sudeste concentram grandes lançamentos residenciais e comerciais. No Nordeste, um setor forte é o de imóveis destinados a turistas. Nos estados do Centro-Oeste, o destaque são os imóveis rurais

Curso

Esta graduação tecnológica contempla matérias fundamentais para a boa negociação no mercado imobiliário, tanto na venda quanto na locação dos diferentes tipos de imóveis. Além de disciplinas das áreas de economia, administração e direito, o currículo inclui conteúdos relativos a ética empresarial, legislação social, orçamentos e economia de mercado. A formação específica do curso está voltada para três modalidades de direito (comercial, imobiliário e urbano), além de avaliação de imóveis e política urbana (urbanização e loteamento). O estágio é normalmente opcional. Atenção: a UFMA, em São Luís (MA), oferece um bacharelado em Ciências Imobiliárias.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Gestão de Neg. Imob.; Gestão Imob.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado