logo-ge

Oftálmica

É a aplicação de exames oculares que ajudam o oftalmologista na prevenção, no tratamento e no diagnóstico de problemas e alterações dos olhos e da visão

É a aplicação de exames oculares que ajudam o oftalmologista na prevenção, no tratamento e no diagnóstico de problemas e alterações dos olhos e da visão. Este tecnólogo mede a percepção e a amplitude visual, o desempenho de cada um dos olhos e a capacidade de identificação das cores, operando equipamentos de fotografia ou ultrassonografia ocular, por exemplo. Por se tratar de um profissional que atua na prevenção e na promoção de saúde, é necessário que ele conheça o processo visual completo, em seus aspectos fisiológicos e funcionais. Ele trabalha sob a supervisão de um oftalmologista, em consultórios e clínicas especializadas ou em unidades hospitalares de cirurgia ocular. Também planeja e implementa programas de manutenção preventiva de equipamentos oftalmológicos.

Mercado de Trabalho

Atuando como um auxiliar do oftalmologista, o tecnólogo trabalha, sobretudo, em clínicas oftalmológicas das grandes capitais do país. Ele é contratado para realizar exames de imagens, como retinografia, que auxiliam o médico no diagnóstico de problemas oftalmológicos. Outros estabelecimentos dedicados ao tratamento e à prevenção de doenças oculares, como hospitais, também demandam o profissional. Também em parceria com o oftalmologista, o tecnólogo ainda faz instrumentação em cirurgias oculares. Multinacionais do setor de saúde e empresas de equipamentos oftalmológicos costumam contratá-lo como representante comercial ou para atuar nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos ou consultoria técnica. Há, ainda, chances de trabalho em instituições de pesquisa. No estado de São Paulo são oferecidas vagas em concursos públicos para esse graduado. Por ser uma profissão relativamente nova, as melhores oportunidades estão concentradas nas localidades mais industrializadas e populosas da Região Sudeste.

Curso

Somente a Unifesp, em São Paulo (SP), forma esse tecnólogo. Os estudos começam com disciplinas básicas da área da Saúde, como anatomia, fisiologia endócrina e neurofisiologia, que fornecem os conhecimentos fundamentais sobre o corpo humano. Do núcleo específico fazem parte matérias como instrumentação cirúrgica oftalmológica, morfofisiologia da visão e óptica clínica. O currículo abrange, ainda, matérias que fornecem ao aluno o conhecimento técnico e operacional dos aparelhos oftalmológicos e habilidade no seu manuseio. Também há boa carga de atividades práticas durante a graduação.

Duração média: 4 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado