logo-ge

Processos Gerenciais

Existem diversos cursos superiores de tecnologia, a maior parte sob o nome de Processos Gerenciais, que ensinam técnicas de gestão empresarial

Existem diversos cursos superiores de tecnologia, a maior parte sob o nome de Processos Gerenciais, que ensinam técnicas de gestão empresarial. Mas existem algumas diferenças ao longo da carreira. O bacharel possui uma visão ampla do negócio e é um profissional fundamental para desenhar a sua estratégia, gerenciar as ações de marketing, as atividades de logística e as vendas. Já o tecnólogo, com formação numa área específica, segue carreira nessa mesma área, porém não costuma chegar ao posto de diretor administrativo. Na hora de optar por um ou outro curso tecnológico, confira se ele possui alguma ênfase específica (veja box abaixo). Seja qual for ela, as disciplinas básicas – matemática, estatística e informática – são as mesmas que integram a grade curricular do bacharelado. Depois vêm as de formação específica, que variam conforme o enfoque.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Ger. de Neg.; Gestão de Equinocultura; Gestão de Neg. e Inovação; Gestão de Processos Ger.; Gestão de Seguros; Gestão de Serv.; Gestão em Processos Ger.; Gestão Empr.; Gestão Empr. (processos ger.); Gestão Empr. e Control.; Gestão Empreendedora; Gestão Empreendedora de Neg.; Gestão Exec. de Neg.; Processos Esc.

Veja Onde Estudar na pág. 82.
Veja também: Gestão Comercial, de Recursos Humanos e Financeira neste capítulo. E Gestão Hospitalar, no capítulo Saúde e Bem-Estar.

Fique de Olho

ATENÇÃO ÀS ÊNFASES

Muitos cursos tecnológicos relacionados a Processos Gerenciais possuem ênfases específicas, como processos escolares (para atuar na gestão de instituições de ensino), seguros, logística, marketing, recursos humanos e até equinocultura. Mais recentemente, tem surgido cursos com ênfase em inovação e empreendedorismo.

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

A Fatec Sebrae (SP) forma a primeira turma do curso de Gestão de Negócios e Inovação em 2016. Com disciplinas voltadas à criação de novos produtos e empreendimentos, entre os conteúdos abordados estão startups e pequenas e médias empresas. Os alunos atuam em consultorias conjuntas com o Sebrae. Já empreendedorismo alinhado a novos modelos de negócios é a principal característica dos cursos de Gestão Empreendedora, oferecido por Cesufoz (PR), Faal (SP), Fanese (SE), Favi (ES), FCG-MS, Ibhes (MG), Iepo (TO) e IES-SC, Ieso (PE) e UFF (RJ).