logo-ge

Produção de Bebidas

O profissional formado pelos cursos de Viticultura, Enologia e Produção de Cachaça atuam em todas as fases da elaboração dos produtos

O profissional formado pelos cursos de viticultura (produção de uvas), Enologia (produção de vinho) e Produção de Cachaça atuam em todas as fases da elaboração dos produtos, do plantio à colheita da matéria-prima, da elaboração da bebida à comercialização. Ele lida com a produção de uvas especiais e vinhos ou com o cultivo e manejo da cana-de-açúcar e na produção da cachaça. Trabalha com a matéria-prima e pode especializar-se na produção das bebidas, focando nos processos de fermentação e destilação.

O que você pode fazer

Consultoria e vendas Orientar o trabalho de importadoras de vinhos e distribuidoras de bebidas.

Enoturismo Atuar junto a atividades turísticas voltadas à apreciação do vinho.

Fabricação Trabalhar nos processos de beneficiamento e industrialização das bebidas. Atuar em laboratório de análises químicas na supervisão e execução de atividades referentes às análises de controle de qualidade.

Gerenciamento Atuar no planejamento, na implantação e na gestão de vinícolas. Planejar a produção e a distribuição da cachaça, passando por todas as etapas do processo produtivo.

Marketing Atuar nas frentes de comercialização e inserção do produto no mercado.

Mercado de Trabalho

O especialista em viticultura e enologia está em alta, já que cuida de todo o processo que envolve a produção do vinho. O consumo da bebida cresceu 9% no primeiro semestre de 2016 em comparação ao mesmo período do ano anterior. As melhores chances estão na Serra Gaúcha e no Nordeste. Para o graduado em Produção de Cachaça, Minas Gerais tem um mercado em expansão. Há no país 4 mil marcas da bebida e as exportações estão em crescimento.

Curso

O único bacharelado do país é o de Enologia da Unipampa (RS). Nos três primeiros semestres predominam disciplinas básicas (matemática aplicada, química e bioquímica) e matérias de viticultura e enologia (manejo sustentável do vinhedo, máquinas e equipamentos agrícolas e análise sensorial). Completam o currículo conteúdos ligados ao agronegócio, como economia rural e marketing no agronegócio. Estágio e trabalho de conclusão são obrigatórios.

Duração: 4 anos.

Outro nome: Enologia.

Os tecnológicos cobrem desde a escolha de espécies e cultivo da matéria-prima até o gerenciamento de negócios do setor. No currículo constam disciplinas básicas, como química, biologia e matemática, e as específicas mudam conforme o curso – vão de cultivo e produção de derivados da cana, destilação e gestão agroindustrial, no curso de Produção de Cachaça; e química enológica, análise sensorial e fisiologia da videira, em viticultura e Enologia. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão e estágio.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Prod. de Cachaça; Viticultura e Enologia.