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Produção Editorial

Este bacharel atua nas diversas etapas de edição e publicação de obras impressas ou eletrônicas

Este bacharel atua nas diversas etapas de edição e publicação de obras impressas ou eletrônicas. Coordena a edição de livros, revistas, catálogos, folhetos e websites. É ele quem seleciona os temas e os títulos que serão publicados, define com o autor e os editores o conteúdo e o formato da obra e estabelece o cronograma de trabalho. Ocupa-se também dos aspectos físicos do produto: nos impressos, determina o tipo e o tamanho das letras, escolhe o tipo e a gramatura do papel, define a paginação do texto e as fotos ou ilustrações ao longo das páginas. Define, também, as características da capa, levando em conta o perfil do público-alvo. Ele se envolve com aspectos relacionados diretamente ao processo de produção e ao negócio: estabelece a tiragem de uma publicação, sua periodicidade, época de lançamento e sistema de distribuição, controla prazos e orçamentos. Em marketing, o profissional cuida do lançamento de publicações e cria produtos conforme as tendências do mercado, os interesses da editora e os aspectos comerciais e de custo. Também é preparado para trabalhar no ambiente digital, dominando a edição de conteúdos para sites, livros e revistas digitais. É possível ingressar na carreira com um curso tecnológico.

O que você pode fazer

Arte Definir os aspectos visuais de uma publicação, desde o tamanho e o tipo das letras até a organização dos textos, ilustrações e fotografias pelas páginas.

Edição e seleção Ler os textos originais e escolher obras para publicação, segundo os interesses da editora.

Marketing editorial Preparar estratégias de lançamento em uma editora. Acompanhar tendências e elaborar produtos.

Produção Gerenciar a impressão de livros, revistas e outras publicações, escolhendo o tipo de papel, a tinta e a forma de impressão. Selecionar fornecedores, levantar custos e acompanhar o produto na gráfica.

Revisão Eliminar erros de informação e de grafia de uma obra escrita. Checar o funcionamento dos mecanismos de navegação de mídias digitais e sites da internet.

Tratamento de imagens Usar softwares para corrigir fotografias, como a luminosidade, o brilho, a cor e até imperfeições nas imagens.

Mercado de Trabalho

O segmento editorial brasileiro passa por grandes transformações com o lançamento e a disseminação dos livros digitais. Isso indica boas perspectivas para o profissional graduado em Produção Editorial. As novas tecnologias, com aparelhos audiovisuais e digitais, como audiobooks e e-books, bem como o desenvolvimento de conteúdos para smartphones e tablets, abrem boas oportunidades para o profissional. Especialista na edição de textos e imagens, o produtor editorial deve ter um bom conhecimento de ambientes digitais, saber editar conteúdos para sites e dominar técnicas de software. As editoras ainda são as maiores e mais tradicionais empregadoras deste produtor, que é contratado, em geral, para elaborar e coordenar projetos de livros. Há boas oportunidades em empresas que comercializam livros encomendados pelo governo, como os didáticos, ou indicados e adotados por instituições religiosas, científicas e técnicas, que, por isso, são vendidos em massa. A maioria das oportunidades de trabalho concentra-se nos estados da Região Sudeste, a mais populosa, particularmente no eixo Rio-São Paulo, onde está instalada a maior parte das empresas de comunicação e editoras existentes no país.

Curso

Nos dois primeiros anos, o aluno vê disciplinas básicas, como filosofia, sociologia e teoria da comunicação. As matérias profissionalizantes, como redação, produção editorial impressa (livros e revistas), eletrônica (produtos audiovisuais) e digital (construção de sites e materiais digitais), são lecionadas, geralmente, a partir do terceiro ano. Em algumas instituições, o estágio supervisionado é obrigatório no último ano, assim como um trabalho de conclusão. Em algumas universidades, este curso é oferecido como habilitação de Comunicação Social.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Comun. Soc. (edit.); Comun. Soc. (prod. editorial).