logo-ge

Produção Sucroalcooleira

Este tecnólogo se ocupa de todo processo de transformação da cana em produto acabado, como o álcool ou o açúcar

Este tecnólogo se ocupa de todo processo de transformação da cana em produto acabado, como o álcool ou o açúcar. Ele também lida com o tratamento dos rejeitos industriais, para garantir que as atividades de cultivo e beneficiamento não agridam o ambiente. Para isso, domina as melhores técnicas para a extração e o tratamento do caldo de cana, assim como o equipamento mais adequado para cada etapa do processo. Acompanha as análises químicas do produto e faz o controle de qualidade. Junto com outros profissionais, participa da montagem de projetos agroindustriais e administra usinas e destilarias

Mercado de Trabalho

O Brasil é um dos grandes produtores de açúcar e lidera o setor de biocombustíveis. Isso garante demanda por mão de obra especializada, especialmente na gestão de processos e controle de qualidade. A maior demanda parte de indústrias de produção de biocombustível, fabricantes de equipamentos e insumos, cooperativas e centros de pesquisa em açúcar e álcool. Um campo novo é a geração de energia a partir da queima da palha da cana. Os empregos concentram-se nas regiões canavieiras tradicionais, como o Triângulo Mineiro, o interior de São Paulo e os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná. No Nordeste e no Rio Grande do Sul, as vagas estão nos estabelecimentos produtores de etanol.

Curso

O currículo tem ênfase em química, matemática, física e cálculos. Desenho, gestão da qualidade e manutenção de equipamentos completam o programa. Em laboratório, muita prática de química, biologia e mecânica. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão e estágio.

Duração média: 3 anos.