logo-ge

Relações Públicas

A função do bacharel em Relações Públicas é construir, promover e preservar a boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e o externo

A função do bacharel em Relações Públicas (RP) é construir, promover e preservar a boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e o externo. Para isso, ele define a estratégia e executa projetos de comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização. Seu trabalho se volta tanto para o público externo (clientes, fornecedores e agentes do governo) quanto para o interno (funcionários). Cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. É comum que este bacharel trabalhe em equipes que integram outros funcionários, como administradores, pessoal de marketing e jornalistas. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.

 

 

 

O que você pode fazer

Administração Promover ações para a valorização de uma empresa e suas marcas. Criar canais de comunicação com funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade.

Atenção ao cliente Atender a solicitações e reclamações dos consumidores com o objetivo de orientar a melhora de qualidade dos produtos ou dos serviços prestados pelas empresas.

Cerimonial e protocolo Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento.

Comunicação institucional Divulgar as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.

Eventos Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.

Pesquisa de opinião Coletar informações sobre o público interno e externo da empresa a fim de elaborar planos de comunicação.

Planejamento estratégico Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.

Projetos institucionais Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.

Redes Sociais Planejar e produzir conteúdo para redes sociais e monitorar comentários dos internautas.

Relações governamentais Elaborar planejamento estratégico das ações de relacionamento com o governo.

Mercado de Trabalho

As mídias sociais oferecem novas oportunidades para este bacharel, contratado para gerar conteúdos para esses meios, além de monitorar os comentários feitos sobre a corporação na rede e gerenciar conflitos envolvendo a empresa. As grandes corporações são os principais empregadores, mas há vagas em organizações públicas e do terceiro setor, agências de RP e promotoras de eventos. Em qualquer ambiente de trabalho, ele desenvolve estratégias criativas de comunicação que afetam a vida e a dinâmica de negócios das organizações. Dominar um idioma, principalmente o inglês ou espanhol, é fundamental para se dar bem no mercado.

Curso

O currículo mescla disciplinas de comunicação, como organização de eventos, política de comunicação e estudos de mídia, com aulas de administração, economia, marketing e pesquisas de opinião pública. Em grande parte das instituições, o curso é oferecido como uma das habilitações da graduação em Comunicação Social. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso, que deve ser individual. Atenção: A UCS (RS) oferece o curso com foco em comunicação organizacional. Na Unipampa (RS), a ênfase é em produção cultural.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Comun. Soc. (rel. públ. com ênf. em comun. empr.); Comun. Soc. (rel. públ.).