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Relações Públicas

A função do bacharel em Relações Públicas é construir, promover e preservar a boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e o externo

A função do bacharel em Relações Públicas (RP) é construir, promover e preservar a boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e o externo. Para isso, ele define a estratégia e executa projetos de comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização. Seu trabalho se volta tanto para o público externo (clientes, fornecedores e agentes do governo) quanto para o interno (funcionários). Cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. É comum que este bacharel trabalhe em equipes que integram outros funcionários, como administradores, pessoal de marketing e jornalistas. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.

 

 

 

O que você pode fazer

Administração Promover ações para a valorização de uma empresa e suas marcas. Criar canais de comunicação com funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade.

Atenção ao cliente Atender a solicitações e reclamações dos consumidores com o objetivo de orientar a melhora de qualidade dos produtos ou dos serviços prestados pelas empresas.

Cerimonial e protocolo Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento.

Comunicação institucional Divulgar as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.

Eventos Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.

Pesquisa de opinião Coletar informações sobre o público interno e externo da empresa a fim de elaborar planos de comunicação.

Planejamento estratégico Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.

Projetos institucionais Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.

Redes Sociais Planejar e produzir conteúdo para redes sociais e monitorar comentários dos internautas.

Relações governamentais Elaborar planejamento estratégico das ações de relacionamento com o governo.

Mercado de Trabalho

As mídias sociais oferecem novas oportunidades para este bacharel, contratado para gerar conteúdos para esses meios, além de monitorar os comentários feitos sobre a corporação na rede e gerenciar conflitos envolvendo a empresa. As grandes corporações são os principais empregadores, mas há vagas em organizações públicas e do terceiro setor, agências de RP e promotoras de eventos. Em qualquer ambiente de trabalho, ele desenvolve estratégias criativas de comunicação que afetam a vida e a dinâmica de negócios das organizações. Dominar um idioma, principalmente o inglês ou espanhol, é fundamental para se dar bem no mercado.

Curso

O currículo mescla disciplinas de comunicação, como organização de eventos, política de comunicação e estudos de mídia, com aulas de administração, economia, marketing e pesquisas de opinião pública. Em grande parte das instituições, o curso é oferecido como uma das habilitações da graduação em Comunicação Social. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso, que deve ser individual. Atenção: A UCS (RS) oferece o curso com foco em comunicação organizacional. Na Unipampa (RS), a ênfase é em produção cultural.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Comun. Soc. (rel. públ. com ênf. em comun. empr.); Comun. Soc. (rel. públ.).

 

OS MELHORES CURSOS

★★★★★
SP São Paulo USP Comun. Soc. (rel. públ.).

★★★★
GO Goiânia UFG Comun. Soc. (rel. públ.). MA São Luís UFMA Comun. Soc. (rel. públ.). PB João Pessoa UFPB. PR Curitiba UFPR Comun. Soc. (rel. públ.). Londrina UEL. RS Frederico Westphalen UFSM Comun. Soc. (rel. públ.). Porto Alegre PUCRS Comun. Soc. (rel. públ.) $$$$$, UFRGS Comun. Soc. (rel. públ.). Santa Maria UFSM Comun. Soc. (rel. públ.). São Leopoldo Unisinos $$$$. SP Bauru Unesp Comun. Soc. (rel. públ.). Campinas DeVry Metrocamp Comun. Soc. (rel. públ.) $$$$. São Bernardo do Campo Metodista n/i. São Paulo Cásper $$$$$, Faap Comun. Soc. (rel. públ.) $$$$$, Universidade Anhembi Morumbi $$$$.

★★★
AL Maceió Ufal Comun. Soc. (rel. públ.). AM Manaus Ufam Comun. Soc. (rel. públ.). BA Salvador Uneb Comun. Soc. (rel. públ.), Unifacs n/i. MG Belo Horizonte PUC Minas Comun. Soc. (rel. públ.) $$$$, UNA n/i. PR Curitiba PUCPR Comun. Soc. (rel. públ.) $$$$$. RJ Rio de Janeiro Facha-RJ Comun. Soc. (rel. públ.) $$$$, Uerj. RS Caxias do Sul UCS Rel. Públ. (comun. organizacional) $$$$$. Novo Hamburgo Feevale $$. Santa Cruz do Sul Unisc Comun. Soc. (rel. públ.) $$$. São Borja Unipampa Rel. Públ. (ênf. em prod. cult.). SC Itajaí Univali $$$. SP Campinas PUC-Campinas $$$$$. Santos Universidade Católica de Santos $$$$. São Paulo Belas Artes $$$$$, Facs. Int. Rio Branco Comun. Soc. (rel. públ.) $$$, Fapcom $$$$, Fecap $$$$. Taubaté Unitau $$$$.