Guia do Estudante

ESTÉTICA E COSMÉTICA

Bacharelado / Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar. Por meio de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos da anatomia humana, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fitoterapia e aromaterapia. Realiza também limpeza facial, depilação, hidratação, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial. No consultório, bacharel e tecnólogo atuam em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos quanto no acompanhamento pós-cirúrgico. Tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista.

Fique de Olho

O mercado da vaidade

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da indústria da beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. De acordo com os últimos dados disponíveis, o faturamento do setor registrou um crescimento de 87% entre 2007 e 2012. Assim, o Brasil deve alcançar a vice-liderança no consumo mundial de cosméticos até 2017.

Mercado de Trabalho

Quem tem diploma de bacharel ou tecnólogo é cada vez mais requisitado. A área de imagem pessoal, que envolve estética capilar, facial e corporal, é uma das mais aquecidas. "A indústria tem desenvolvido produtos diferenciados, o que abre novas frentes de atuação", diz Pedro Zille Dutra, coordenador do curso de tecnólogo da Uniso. Há espaço em centros de estética, spas, hotéis, navios de cruzeiro, salões de beleza, consultorias, academias de ginástica e shopping centers. Pode também ser consultor, dar aulas e trabalhar como representante comercial de empresas de cosméticos. O tecnólogo tem formação para atuar como empreendedor, gerindo empresa própria ou gerenciando equipes de clínicas e centros de estética. O Sudeste e o Sul concentram a maior parte das indústrias e empresas de cosméticos e perfumaria.

Salário inicial: R$ 972,73 para o tecnólogo (fonte: Sindestética).

As melhores escolas

4 estrelas

SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi Estética; Podologia;

Curso

Desde o primeiro ano do bacharelado são mescladas disciplinas teóricas - das áreas de marketing e gestão de negócios de beleza e saúde - com as práticas, nas quais os alunos treinam a aplicação dos tratamentos estéticos. Também se aprendem anatomia do corpo humano, princípios ativos de cada cosmético, técnicas usadas antes e após cirurgias e procedimentos clínicos (para atuar ao lado de médicos). O estágio é obrigatório, assim como a entrega de um trabalho de conclusão no final do curso. Atenção: A Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP), além do curso de Estética, oferece também bacharelado em Podologia, que foca o cuidado com os pés.

Duração média: três anos.

Outro nome: podologia.


Existem muitos cursos de tecnologia em Estética e Cosmética. Diferentemente do bacharelado, que tem um foco maior em conteúdos relacionados à gestão do negócio, os cursos que formam tecnólogos são indicados para quem quer trabalhar diretamente com as técnicas esteticistas. Algumas escolas tratam das técnicas em geral, enquanto outras dão ênfase a uma técnica específica, como visagismo ou maquiagem profissional. A maioria dos cursos inclui disciplinas básicas, como anatomia e química. Entre as específicas estão cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Há, ainda, as matérias profissionalizantes. Algumas instituições possibilitam ao aluno atender a comunidade, sob supervisão, em clínicas-escolas. Algumas escolas exigem estágio e trabalho de conclusão do curso, para conceder o diploma.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Cosméticos; Cosmetologia e estética; Maquiagem profissional.



O que você pode fazer

Consultoria

Atuar como consultor de empresas de cosméticos e de equipamentos para o ramo da estética ou como consultor de imagem pessoal.

Estética corporal

Aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal.

Estética facial

Empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.

Estética pré e pós-cirúrgica

Atuar em parceria com o médico e aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas.

Maquiagem profissional

Fazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. Trabalhar com pinturas corporais artísticas, embelezamento do olhar, maquiagem feita por aerógrafo.

Massagem corporal

Realizar massagem, como drenagem linfática e massagem modeladora, para promover a beleza do paciente.

Podologia

Examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção.

Terapia capilar

Tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.

Visagismo

Criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado.

Compartilhe