Saúde

Todos os campos são obrigatórios

GERONTOLOGIA

É a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano de modo a atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso. O bacharel em Gerontologia cria, planeja e organiza projetos que visam ao bem-estar do idoso em seus aspectos psicológico, físico e social. Além de prever e dimensionar os problemas, ele assiste as pessoas da terceira idade, atuando também no combate ao preconceito e a atos considerados inapropriados de famílias e organizações assistenciais. Também é habilitado para trabalhar com grupos específicos que necessitam de cuidados especiais, como os portadores de problemas mentais, moradores de rua, imigrantes e idosos que vivem sozinhos. Com base em seus conhecimentos, esse profissional serve como elo entre os médicos especialistas em gerontologia e os que atuam na atenção básica.



Saiba onde estudar Gerontologia

O mercado de trabalho

Os primeiros profissionais com essa formação estão surgindo no mercado de trabalho neste ano, pois a primeira turma se formou no fim de2008, na Universidade de São Paulo, campus da Zona Leste (USP Leste). Porém, os alunos já vinham realizando estágio nas áreas de saúde e assistência social, atuando em atendimento domiciliar, unidades básicas de saúde e hospitais. O crescimento da população de idosos e o aumento da expectativa de vida dos brasileiros fazem com que esse bacharel encontre o mercado de portas abertas. Eles deverão encontrar trabalho também em ambulatórios, clínicas especializadas, centros de saúde e de convivência. Há perspectiva de emprego ainda em ONGs que atuam no atendimento a idosos. Outro campo que deve crescer é o do ensino, com o objetivo de lecionar para trabalhadores da área de saúde e para leigos nos cuidados com os idosos. Os profissionais encontrarão, inclusive, oportunidades no campo da investigação científica, em institutos de pesquisa e instituições acadêmicas. As regiões Sul e Sudeste, que abrigam a maior parte da população com mais de 60 anos, são as que concentram as melhores oportunidades. Além dos grandes centros urbanos, devem surgir vagas em cidades de médio porte. Em São Paulo, há condomínios de alto padrão para idosos que contratam profissionais de gerontologia para prestar assistência no local.

O curso

O currículo é dividido em áreas temáticas, como biológicas e sociais, fundamentos para atuação na área de saúde, assistência ao idoso e administração relacionada a programas e serviços de saúde. Assim, você estuda disciplinas como psicogerontologia, psicologia, epidemiologia, bioestatística e biologia do envelhecimento. Também compõem a grade curricular o cuida do gerontológico, o idoso na família e na comunidade, a assistência ao idoso hospitalizado, a alimentação e nutrição do idoso, a assistência domiciliar e políticas e programas de saúde do idoso. No último ano, é exigida a realização de estágios. 

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

Apoio familiar Atuar no aconselhamento e orientação psicológica de familiares visando a aumentar a qualidade devida dos idosos. Capacitação Preparar cuidadores de idosos – ocupação reconhecida pelo Código Brasileiro de Ocupações. Planejamento Planejar, promover e coordenar ações para informar a população sobre os cuidados específicos com os idosos. Propor projetos para solucionar os problemas da terceira idade, levando em conta as principais doenças que a acometem e os fatores sociopolíticos e culturais. Docência e pesquisa Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.


Ofertas

[an error occurred while processing this directive]

Vídeos

Prepare-se

[an error occurred while processing this directive]

Nas bancas!