Guia do Estudante

OFTÁLMICA

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a aplicação de exames oculares que ajudam o oftalmologista na prevenção, no tratamento e no diagnóstico de problemas e alterações dos olhos e da visão. Este tecnólogo mede a percepção e a amplitude visual, o desempenho de cada um dos olhos e a capa- cidade de identificação das cores, operando equipamentos de fotografa ou ultrassonografa ocular, por exemplo. Por se tratar de um profissional que atua na prevenção e na promoção de saúde, é necessário que ele conheça o processo visual completo, em seus aspectos fisiológicos e funcionais. Ele trabalha sob a supervisão de um oftalmologista, em consultórios e clínicas especializadas. Também é possível atuar em unidades hospitalares de cirurgia ocular.

Mercado de Trabalho

Os egressos de Oftálmica encontram oportunidades nos serviços dedicados ao tratamento e à prevenção de doenças oculares, em hospitais, clínicas oftalmológicas e consultórios médicos. Em parceria com o oftalmologista, o tecnólogo faz instrumentação em cirurgias oculares e realiza exames, como retinografia e tomografia. Multinacionais do setor de saúde e empresas de equipamentos oftalmológicos também costumam contratá-lo como representante comercial ou para atuar nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos ou consultoria técnica. Há, ainda, chances de trabalho em instituições de pesquisa. As melhores oportunidades estão concentradas nas regiões mais industrializadas e populosas do Sudeste.


As melhores escolas

Curso

Os estudos começam com disciplinas básicas da área da Saúde, como anatomia, fisiologia endócrina e neurofisiologia, que fornecem os conhecimentos fundamentais sobre o corpo humano. Do núcleo específico fazem parte matérias como instrumentação cirúrgica oftalmológica, morfofisiologia da visão e óptica clínica. O currículo abrange, ainda, matérias que fornecem ao aluno o conhecimento técnico e operacional dos aparelhos oftalmológicos e habilidade no seu manuseio. Também há boa carga de atividades práticas.

Duração média: 3 anos.



Compartilhe