Guia do Estudante

OFTÁLMICA

Tecnológico

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

Esse tecnólogo aplica exames oculares complementares para ajudar o oftalmologista na prevenção, no tratamento e no diagnóstico de problemas e alterações dos olhos e da visão. Opera equipamentos de fotografia, ultrassonografia ocular para medir a percepção e a amplitude visual, o desempenho de cada um dos olhos e a capacidade de identificação das cores. Por se tratar de um profissional que atua na prevenção e na promoção de saúde, é necessário que ele conheça o processo visual completo, em seus aspectos fisiológicos e funcionais. Ele trabalha sob a supervisão de um oftalmologista, em consultórios e clínicas especializadas. Também é possível atuar em unidades hospitalares de cirurgia ocular.

Mercado de Trabalho

Os egressos de Oftálmica encontram oportunidades nos serviços dedicados ao tratamento e prevenção de doenças oculares, em hospitais, clínicas e consultórios médicos. Em parceria com o oftalmologista, o tecnólogo faz instrumentação em cirurgia oculares e realiza exames, como retinografa e tomografa. Empresas de equipamentos oftalmológicos também costumam contratá-lo como representante comercial, para atuar nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos ou consultoria técnica. As melhores oportunidades estão no Sudeste.

Salário inicial: R$ 3.390,00 (fonte: profa. Paula Sacai, da Unifesp).

As melhores escolas

Curso

Os estudos começam com disciplinas básicas da área da Saúde, como anatomia, fisiologia endócrina e neurofisiologia, que fornecem os conhecimentos fundamentais sobre o corpo humano. Do núcleo específico fazem parte matérias como instrumentação cirúrgica oftalmológica, morfofisiologia da visão e óptica clínica. O currículo abrange disciplinas que fornecem ao aluno o conhecimento técnico e operacional dos aparelhos oftalmológicos e a habilidade no seu manuseio. Também há boa carga de atividades práticas.

Duração média: três anos.



Compartilhe