Guia do Estudante

PSICOLOGIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão. O licenciado atua, em geral, no desenvolvimento de metodologias pedagógicas com os professores dos ensinos básico e médio, cursos profissionalizantes e técnicos. Pode trabalhar também na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros socioeducativos.  

 

Fique de olho

Licenciatura como complemento

Uma resolução do MEC de 2011 determinou que a licenciatura em Psicologia deve ser oferecida apenas como complemento ao bacharelado. Ou seja, aqueles que quiserem obter essa titulação deverão fazer, pelo menos, mais 800 horas de licenciatura, após cursar obrigatoriamente o bacharelado. No entanto, duas escolas ainda oferecem a licenciatura de forma independente: a UCL-RJ e a UFG, em Catalão (GO).

Mercado de Trabalho

Por uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde devem subir de 24 para 40 o número de sessões com psicólogos que recebem cobertura. Há também um aumento da procura pelo profissional na saúde pública. “Editais são abertos para preenchimento de vagas por meio de concursos públicos”, diz Regina Aiko Fukunaga Kato, coordenadora do curso da PUC-SP. A psicologia jurídica também cresce, bem como a contratação do profissional para atuar em departamentos de recursos humanos das empresas e em equipes multidisciplinares de hospitais. Há ainda oportunidades em escolas, creches e ONGs, onde o psicólogo lida com crianças que apresentam problemas de aprendizagem e na interação com pais e professores. Ele pode, ainda, participar da elaboração de currículos, desenvolver e aplicar atividades para desenvolver a psicomotricidade e dar orientação profissional a vestibulandos. Outros campos de trabalho se abrem na consultoria para clubes de esporte. Sul e Sudeste concentram as melhores vagas, mas há opções em todas as regiões do país.

Salário inicial: RS 110,76 por consulta empresarial); R$ 128,30 por avaliação psicológica e atendimento psicoterapêutico (fonte: Sindicato dos Psicólogos de São Paulo).

As melhores escolas

5 estrelas

DF Brasília UnB, GO Goiânia PUC Goiás, MG São João del Rei UFSJ, RS Porto alegre PUCRS, UFRGS, SP São Carlos UFSCar, São Paulo USP;

4 estrelas

AL Maceió Ufal, AM Manaus Ufam (B/L), BA Salvador UFBA, CE Fortaleza UFC, Unifor-CE, DF Brasília UniCEUB, Taguatinga UCB-DF, ES Vitória Ufes, MG Belo Horizonte UFMG, Juiz de Fora UFJF, Uberlândia UFU, MT Cuiabá Unic, PA Belém Unama, PB João Pessoa UFPB, PE Recife UFPE, PR Curitiba PUCPR, UFPR, UTP, Londrina UEL, Maringá UEM Psic. (ênf. em educ.); Psic. (ênf. em saúde); Psic. (ênf. em trab.), RJ Niterói UFF, Petrópolis UCP-RJ, Rio de Janeiro PUC-Rio, Uerj, UFRJ, RS Passo Fundo UPF, Rio Grande Furg. São Leopoldo Unisinos, SC Criciúma Unesc-SC, Florianópolis UFSC, Itajaí Univali, SP Campinas PUC-Campinas, Ribeirão Preto USP. Santos Unifesp, São Paulo Mackenzie, PUC-SP;

3 estrelas

AC Rio Branco Faao, AM Manaus Fametro-AM, FMF, UniNilton Lins, BA Salvador Bahiana, Fac. Ruy Barbosa, Unifacs, Unijorge, CE Sobral UFC. DF Brasília Iesb-DF, ES Alegre Fafa, Cachoeiro de Itapemirim São Camilo-ES, Vila Velha UVV, GO Goiânia UFG, MG Belo Horizonte Fac. Pitágoras de BH, Fumec, PUC Minas, UNA, Betim PUC Minas, Coronel Fabriciano Unileste, Governador Valadares Univale-MG, Lavras Unilavras, Poços de Caldas PUC Minas, Uberaba Uniube, Viçosa Univiçosa/Esuv, MS Campo Grande UCDB, UFMS, Corumbá UFMS, Dourados Unigran (B/L), PA Belém UFPA, Santarém Iespes, PB Campina Grande UEPB, João Pessoa Unipê, PE Garanhuns UPE, Petrolina Univasf-PE, Recife Fafre, Unicap, PR Cascavel FAG-Cascavel, Curitiba Evangélica, Facel, UniBrasil, UP, Irati Unicentro-PR, Londrina Fac. Pitágoras de Londrina, Maringá Fac. Ingá, UniCesumar, Pato Branco Fadep, Umuarama Unipar, RJ Barra Mansa UBM, Campos dos Goytacazes Isecensa, Itaperuna UniFSJ, Rio das Ostras UFF, Rio de Janeiro UGF, RN Natal UFRN, Uni-RN, Unifacex, RS Caxias do Sul FSG-RS, UCS, Erechim URI, Guaíba Ulbra, Ijuí Unijuí, Novo Hamburgo Feevale, Pelotas UCPel, Santa Cruz do Sul Unisc, Santa Maria UFSM, Ulbra, Unifra, Santa Rosa Unijuí, Santo Ângelo URI, SC Blumenau Furb, Chapecó Unochapecó, Florianópolis Cesusc, Guaramirim Fameg, Joinville ACE/FGG, Univille, Palhoça Unisul, Rio do Sul Unidavi, São Miguel do Oeste Unoesc, SE São Cristóvão UFS, SP Americana Unisal, Araras FHO-Uniararas, Assis Unesp, Bauru Unesp, USC, Catanduva Imes-Catanduva, Itatiba USF, Leme Centro Universitário Anhanguera, Lorena Unisal, Marília Unimar, Mogi das Cruzes UBC, UMC, Ourinhos FIO Psic. (clín.); Psic. (organizacional), Piracicaba Unimep, Presidente Prudente Unoeste, Ribeirão Preto Unaerp, Santos Católica Unisantos, São Bernardo do Campo Metodista, São Paulo FMU, Uninove, Unisa, Universidade Anhembi Morumbi, USJT;

Curso

O curso aborda as diversas correntes da psicologia e introduz o aluno em várias áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Há disciplinas obrigatórias, como neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. Algumas instituições possibilitam aos alunos realizar atendimentos à comunidade em diversas áreas, como clínica e orientação profissional. Atenção: na UEM, em Maringá, é possível cursar Psicologia com ênfase em saúde, educação ou trabalho; já a FIO, em Ourinhos (SP), oferece Psicologia organizacional e Psicologia Clínica.

Duração média: cinco anos.

Outro nome: saúde (psic.).

O que você pode fazer

Comportamento do consumidor

Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.

Neuropsicologia

Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

Orientação profissional

Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir.

Psicologia clínica

Atender pessoas que sofram de problemas emocionais. Essas intervenções podem ser individuais, em grupos, sociais ou institucionais.

Psicologia esportiva

Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.

Psicologia educacional

Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

Psicomotricidade

Utilizar-se de recursos para o desenvolvimento, a prevenção e a reabilitação do ser humano, nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora. Participar de planejamento, implementação e avaliação de atividades clínicas e elaborar parecer psicomotor em clínicas de reabilitação e nos serviços de assistência escolar, hospitalar, esportiva, clínica etc.

Psicologia do trânsito

Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores, entre outros.

Psicologia social

Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.

Psicologia organizacional e do trabalho

Selecionar funcionários para empresas. Treinar e formar pessoal especialista em recursos humanos. Promover relações sociais saudáveis entre os trabalhadores. Orientar carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.

Psicologia jurídica

Acompanhar processos de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Atuar em presídios, fazendo a avaliação psicológica de detentos.

Psicologia hospitalar

Atender pacientes hospitalizados e seus familiares.

Psicologia da saúde

Ao lado de outros profissionais da saúde, como médicos e assistentes sociais, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.

Compartilhe