Guia do Estudante

Saúde

Saúde Coletiva

Bacharelado

São as técnicas e os conhecimentos usados para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de determinado grupo, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O bacharel em Saúde Coletiva dirige, planeja, administra e supervisiona as políticas sociais de saúde de órgãos públicos ou privados. Também pesquisa e propõe ações para controlar os malefícios causados por fatores ambientais, como a água imprópria ao uso e a poluição do ar. Faz auditorias, pesquisas e avalia as práticas realizadas nos serviços e unidades de saúde. Pode atuar ainda em educação em saúde, vigilância sanitária e no terceiro setor.

O mercado de trabalho

Ainda não há profissionais formados no mercado, mas existem boas perspectivas. O principal empregador é o setor público, e o bacharel vai atuar na formulação de políticas sociais e na gestão das unidades de saúde, além de trabalhar com ações de controle e elaboração de campanhas. Com as epidemias cada vez mais globalizadas, outro campo possível é a vigilância sanitária e epidemiológica. Há necessidade de um profissional como o de Saúde Coletiva, que está apto a analisar a conjuntura dessas doenças, elaborar estratégias e propor políticas de combate", explica Márcia Gomide, coordenadora do curso da UFRJ. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro-saúde e organizações médicas, também absorve esse bacharel. Os mercados mais atraentes estão nas capitais do Sudeste e do Sul, embora todo o país tenha necessidade desse profissional. "Nosso desafio hoje é divulgar os cursos para que as prefeituras e secretarias de Saúde de outras regiões do Brasil direcionem as vagas de concurso para esse egresso", afirma Márcia Gomide.

O curso

Desde o primeiro ano, as disciplinas específicas de saúde são maioria na grade curricular. Estudam-se anatomia, saúde ambiental, fisiologia, epidemiologia, saúde ocupacional, legislação sanitária, planejamento e gestão em saúde, biologia, química, políticas públicas em saúde e auditoria em unidades de saúde. Também há matérias como comunicação e expressão, ciências sociais, economia, informática e inglês. São obrigatórias a realização de estágio supervisionado e a entrega de um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Análise de Polít. e Sist. de Saúde; Gestão de Saúde; Gestão de Serv. de Saúde; Gestão em Saúde Amb.; Gestão em Saúde Coletiva; Gestão em Sist. e Serv. de Saúde; Saúde Amb.

O que você pode fazer

Auditoria

Avaliar e emitir pareceres a respeito das práticas realizadas nos serviços e unidades de saúde de uma cidade ou região.

Promoção da saúde

Planejar e executar ações que visem à melhoria das condições de saúde da população em geral ou de determinado grupo.

Supervisão

Coordenar e gerir unidades e centros de saúde.

Compartilhe