logo-ge

Sistemas de Telecomunicações

Com formação mais voltada para as atividades práticas, este tecnólogo atua na mesma área do engenheiro de telecomunicações

Com formação mais voltada para as atividades práticas, este tecnólogo atua na mesma área do engenheiro de telecomunicações. Trabalha em planejamento, gestão, implantação e manutenção de projetos de sistemas de telecomunicações, como telefonia, comunicação de dados, serviços celulares, TV a cabo e digital e outros. Desenvolve e implanta sistemas de transmissão de sinais por meio de satélites, cabos, fibras ópticas e micro-ondas. Aprimora a qualidade dos sinais e controla os equipamentos de difusão de emissoras AM e FM, TVs por assinatura e de serviços de comunicação via rádio. Em redes de telefonia, gerencia a operação, estuda a viabilidade de sistemas e acompanha o cabeamento e a conexão de telefones, o teleprocessamento e a transmissão de dados. Planeja, ainda, a utilização de redes LAN e WAN e dá suporte técnico a sistemas de telecomunicação. O curso enfatiza as disciplinas que integram aparelhos de telefonia e redes de computadores. Pode esperar muita eletrônica, elétrica, banco de dados e programação, inclusive com muitas aulas em laboratório. Estágio e trabalho de conclusão de curso costumam ser obrigatórios.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Gestão de Telecom.; Redes de Telecom.; Telemática.

Fique de Olho

VÁRIAS OPÇÕES EM TELECOMUNICAÇÕES

A maioria dos cursos tem perfil mais técnico, com enfoque em redes e sistemas de telecomunicações, enquanto outros dão ênfase à telemática. Este bacharel pode atuar no planejamento, no desenvolvimento, na implantação e no gerenciamento de serviços de informática por meio de redes de telecomunicações. Já no curso de Gestão de Telecomunicações (Inatel-MG), o aluno aprende a planejar, gerenciar e supervisionar serviços de telecomunicações em companhias de telefonia, operadoras de TV aberta e por assinatura e indústrias de acessórios e componentes de telecomunicações.