logo-ge

Teologia

O teólogo se dedica ao estudo das religiões e sua infuência sobre a sociedade

O teólogo se dedica ao estudo das religiões e sua influência sobre a sociedade. Ele pesquisa a história, os fenômenos e as tradições religiosas, interpreta textos sagrados, doutrinas e dogmas religiosos. Associa essas informações com outras ciências humanas e sociais, como antropologia e sociologia, e identifica as relações entre a religião e diferentes culturas e grupos sociais. Pode trabalhar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Como licenciado, dá aulas de ensino religioso e ética em escolas de ensinos Fundamental e Médio e também em ONGs, centros culturais e religiosos.

O que você pode fazer

Consultoria Assessorar pessoas e organizações públicas ou privadas que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho.

Ensino Dar aulas em escolas de ensinos Fundamental e Médio sobre religião e ética.

ONGs Orientar grupos religiosos e atender instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião.

Pesquisa Estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana.

Sacerdócio Atuar como padre ou pastor. Como padre da Igreja Católica, é preciso fazer também o seminário.

Mercado de Trabalho

O preparo para o ministério é o objetivo de boa parte dos estudantes de teologia. Mas um contingente dos formandos tem um interessante espaço de trabalho no campo de evangelização e promoção humana, em obras educativas, organizações de ajuda humanitárias, assistenciais e de saúde, no Brasil e no exterior. As Forças Armadas costumam contratar o bacharel para atuar como capelão, bem como hospitais e assessorias comunitárias. Grandes empresas também demandam o graduado. A Petrobras, por exemplo, emprega o teólogo para dar apoio às equipes que trabalham nas plataformas marítimas. ONGs que desenvolvem projetos sociais procuram o teólogo para dar aconselhamento espiritual ou ministrar palestras sobre espiritualidade ao público atendido por elas. Outra área em alta são as editoras de revistas e livros religiosos. Enquanto o mercado editorial em geral encolheu 10% em 2015 (em termos de livros fabricados), o segmento de livros religiosos elevou sua participação de 16% para 20% do total, perdendo apenas para as obras didáticas, que representam 49% do mercado. No ano passado, foram vendidos 87 milhões de livros religiosos no país. A maioria das vagas se concentra no Sul e Sudeste. Embora não exista a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas, diversas instituições oferecem essas disciplinas aos alunos, o que representa mais uma fonte de trabalho para o licenciado.

Curso

Algumas escolas dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões. Outras enfocam o estudo de textos sagrados. Mas, qualquer que seja a universidade, o aluno se debruça em profundidade sobre as tradições religiosas que fazem parte de nossa tradição cultural. Nas licenciaturas, comumente chamadas de Ciências da Religião, o estudante vê também disciplinas como didática e psicologia da educação. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso. Atenção: a Falec (PR) oferece o curso de Teologia Espírita; a Fatev (PR), ênfase em missões; e a Itepa (RS), Teologia e Pastoral.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Ciên. da Religião; Ciên. da Religião (ens. religioso); Ciên. das Religiões; Ciên. Religiosas; Ciên. Teológicas.