logo-ge

Turismo

Este bacharel faz o planejamento, a organização, a promoção e a divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios

Este bacharel faz o planejamento, a organização, a promoção e a divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios. Elabora roteiros, acompanha turistas, organiza feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda as vendas de passagens e reservas em hotéis. Pode gerenciar hotéis, empresas de eventos e empreendimentos de lazer, como parques temáticos. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais. Você pode ingressar na carreira como tecnólogo.

Fique de Olho

TURISMO BINACIONAL

A Furg, em Santa Vitória do Palmar (RS), a cerca de 20 quilômetros da fronteira com o Uruguai, oferece o curso Turismo Binacional. Esse bacharelado soma à formação básica em Turismo as peculiaridades histórico-culturais da região fronteiriça. O processo seletivo segue dois sistemas: as 30 vagas para brasileiros são preenchidas conforme a nota obtida no Enem; outras cinco vagas destinam-se a alunos uruguaios, que são selecionados por uma prova específica de leitura e compreensão de texto.

O que você pode fazer

Agência de viagens Organizar roteiros turísticos e ecoturísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vaga em hotéis, restaurantes e espetáculos.

Alimentos e bebidas Atuar em restaurantes, casas noturnas e hotéis na coordenação e operacionalização da área.

Ecoturismo Organizar roteiros ecológicos.

Eventos Organizar, desenvolver e apresentar eventos tanto de negócios quanto de entretenimento.

Hotelaria Administrar hotéis e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes. Negociar com fornecedores de mantimentos. Auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.

Marketing Desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes, mantê-los féis e captar novos. Criar projetos de divulgação de um município, um estado, uma região, uma propriedade ou um produto, de modo a atrair visitantes e investimentos.

Planejamento Identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento em um município, estado ou região. Analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade.

Transporte Atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias.

Turismo de negócios Organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.

Mercado de Trabalho

As melhores perspectivas vêm do crescimento do turismo interno. “O turismo é uma das mais importantes atividades econômicas do mundo e, no cenário brasileiro, ganhou maior projeção com a realização de grandes eventos esportivos. Esses acontecimentos aquecem o mercado de trabalho. Grandes investimentos foram e ainda serão realizados e geram demanda pelos profissionais da área”, explica Gilberto Back, coordenador adjunto de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi. Os segmentos de operação de agências de turismo, eventos e hospedagem estão em alta. Também oferecem boas perspectivas os clubes recreativos, onde o turismólogo é responsável pela gestão da política de lazer, e a área de transportes turísticos (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo). Parques nacionais e unidades de conservação cada vez mais demandam o trabalho deste bacharel. Com o reconhecimento da profissão em 2012, começam a ser oferecidas vagas em concursos públicos, que buscam o graduado para atuar em secretarias municipais ou estaduais e no assessoramento a políticas públicas de incremento do turismo regional. Também há espaço para empreendedorismo, e o número de consultorias tem aumentado. Há demanda em todo o país, principalmente em grandes centros urbanos e em resorts do Nordeste. O desafio do setor é que os postos de trabalho do turismólogo sejam ocupados apenas por quem tem nível superior.

Curso

Antes do vestibular, preste atenção no currículo do bacharelado de cada escola, pois alguns dão mais ênfase à administração e outros aos setores específicos, como hotelaria (UnoparPR, Uneb-BA, Univali-SC e Unoeste-SP) e meio ambiente (Unespar-PR). Mas grande parte é parecida e busca fundamentos da administração, da contabilidade e do marketing, além de disciplinas de formação humanística, como história, geografa e português. As matérias específicas, como planejamento turístico, e as práticas, como organização de passeios e eventos, predominam nos cursos. O estágio é obrigatório.

Duração média: 4 anos.

Outro nome: Lazer e Tur.

 

OS MELHORES CURSOS

★★★★★
DF Brasília UnB. PE Recife UFPE . RJ Niterói UFF . SC Balneário Camboriú Univali Tur. e Hot. $$$$. SP São Paulo Universidade Anhembi Morumbi $$$.

★★★★
AM Manaus Fametro-AM n/i, UEA . MA São Luís UFMA . MG Juiz de Fora UFJF . Ouro Preto Ufop . MS Campo Grande Uems. Dourados Uems . PB João Pessoa UFPB . PI Parnaíba UFPI . PR Curitiba PUCPR $$$$, UFPR . Foz do Iguaçu Unioeste . Irati Unicentro-PR . Ponta Grossa UEPG . RJ Rio de Janeiro Unirio. Teresópolis Uerj. RN Currais Novos UFRN . RS Novo Hamburgo Feevale $$. Pelotas UFPel . SE São Cristóvão UFS . SP Campinas PUC-Campinas $$$$$. Rosana Unesp . São Paulo USP Lazer e Tur.; Turismo. Sorocaba UFSCar .

★★★
AM Manaus Ciesa n/i, Uninorte-AM n/i, Universidade Nilton Lins $$. BA Eunápolis Uneb . Salvador FMN-Salvador n/i, Uneb Tur. e Hot. . CE Fortaleza Aiesne $$$, DeVry Fanor n/i, Estácio FIC $$, FAC-CE n/i. DF Brasília Estácio Brasília n/i, Upis n/i. MG Belo Horizonte UFMG . MS Aquidauana UFMS . MT Cuiabá Fauc $. Nova Xavantina Unemat . PA Belém Fapan-PA $, UFPA . PE Recife FSH $, Uninassau n/i. PI Teresina Uespi . PR Campo Mourão Unespar Tur. e Meio Amb. . Foz do Iguaçu UDC Sede $. Londrina Unopar Tur. (ênf. em hot.) n/i. RJ Nova Iguaçu UFRRJ . Rio de Janeiro Estácio $$, Facha-RJ $$$, UVA-RJ n/i. RN Natal Uern, UFRN , UnP n/i. RR Boa Vista UERR. RS Bento Gonçalves Cnec Bento $. Canoas Unilasalle-RS $$. Porto Alegre IPA $$$$. Santa Vitória do Palmar Furg Tur. Binacional. SC Blumenau Furb Tur. e Lazer n/i. SP Campinas Unip-SP n/i. Guarulhos UnG n/i. Presidente Prudente Unoeste Tur. (ênf. em hot.) $$. São Paulo São Judas n/i, Uninove n/i.