logo-ge

Como é o processo de candidatura para estudar no Reino Unido

Nova websérie esclarecerá as dúvidas de quem quer estudar no exterior, mas não sabe por onde começar em sua candidatura

Universidade de Cambridge (Poohz/iStock)

O processo de seleção para universidades do exterior pode ser bastante diferente do processo brasileiro. Enquanto aqui o costume é fazermos o vestibular, um exame que pode ser dividido em duas fases e é, basicamente, um “provão” que avalia os conhecimentos do ensino médio, lá fora as coisas rolam de outro jeito: avaliação de histórico escolar, fluência no idioma e até mesmo análise pessoal do aluno fazem parte do procedimento.

O Estudar Fora, em parceria com o GUIA DO ESTUDANTE, traz a nova websérie Como se candidatar para estudar fora, que esclarecerá as dúvidas de quem quer estudar no exterior mas não sabe por onde começar em sua candidatura. Neste primeiro vídeo, a Thalita Crompton, do British Council, explica como é o processo específico do Reino Unido, chamado application.

Por lá, esse processo é feito por meio do UCAS, uma plataforma que reúne todas as instituições de ensino superior e através do qual o estudante pode se candidatar a até cinco universidades de uma só vez. Veja o vídeo abaixo: