logo-ge

Conheça as graduações EaD em universidades públicas

Cada uma oferece um vestibular específico para os cursos da modalidade e uma periodicidade fixa para os encontros presenciais

(iStock/iStock)

O crescimento da educação a distância (EaD) é notório: em 10 anos, de 2004 a 2014, o número de matrículas nesta modalidade aumentou 20 vezes, chegando a 1,34 milhão de estudantes, segundo o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Também, de acordo com uma pesquisa da consultoria Educa Insights, em 2023 o número de estudantes na modalidade EaD deverá superar o da educação presencial.

A maior parte do oferecimento desse tipo de curso ainda é em instituições particulares, mas já está presente nas universidades públicas. Em geral, cada uma oferece um vestibular específico para os cursos a distância e uma periodicidade fixa para os encontros presenciais. Clique no link abaixo para ver os cursos separados por instituição, de acordo com o banco de dados do GUIA DO ESTUDANTE.

Tire suas dúvidas sobre EaD

Respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre educação a distância

1. Os cursos a distância são mais fáceis do que os cursos presenciais?

Não. Os especialistas são unânimes: um curso on-line pode exigir até mais do aluno, principalmente em disciplina e determinação. O estudante tem, também, de aprender a buscar informações, com critério. E identificar seus pontos fracos.

2. O ensino é o mesmo para centenas de alunos?

Na EAD o aluno tem maior flexibilidade para montar a grade curricular do que na educação presencial. Além disso, as escolas incentivam a pesquisa e a produção de conteúdo pelo próprio aluno.

3. Os professores não ficam distantes demais dos alunos?

Não. Além dos periódicos contatos presenciais, nas aulas práticas, no polo, professores e tutores estão à disposição em chats, fóruns e aulas ao vivo, por streaming.

4. Preciso entender tudo sobre informática para acompanhar as aulas?

Não. As escolas oferecem auxílio e suporte técnico no início do curso, para você se familiarizar com a plataforma e os softwares. Só não vale ser um analfabeto digital.

5. As provas são sempre presenciais?

Sim. Isso e lei, mas as notas não são só compostas pelas provas. Atividades on-line também contam.

6. O diploma é diferente daquele do curso presencial?

Não. No diploma consta apenas que você se formou no bacharelado, na licenciatura ou numa graduação tecnológica. Não há nada escrito sobre a modalidade de ensino, se presencial ou EAD.

*Do GUIA DO ESTUDANTE – Educação a distância 2016

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s