logo-ge

Fuvest 2017: Redação cobra conceito de menoridade de Kant

Segunda fase começou neste domingo com as provas de Português e Redação. Guia do Estudante trará a correção das provas ao fim do dia

Neste domingo (8), o tema da prova de redação da segunda fase da Fuvest abordou o Iluminismo e a filosofia de Immanuel Kant: os candidatos deveriam fazer uma dissertação explicando se o homem já saiu da menoridade segundo o conceito do filósofo. A maioridade, para Kant, relaciona-se a aprender a pensar por si próprio e atingir o esclarecimento.

A redação vale 50 pontos. Os 22.869 candidatos convocados para esta etapa também tiveram de responder 10 questões de Português (interpretação de texto, gramática e literatura), que valem outros 50 pontos. O Guia do Estudante trará a correção das provas ao fim do dia. 

Veja também

Haverá ainda outros dois dias de provas, cada um valendo 100 pontos. Na segunda-feira (9), os candidatos terão 16 questões sobre as disciplinas do Núcleo Comum do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês), além de algumas interdisciplinares. Na terça-feira (10), serão 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões de cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. Algumas carreiras têm provas de Habilidades Específicas, que serão realizadas a partir do dia 13 de janeiro.

Todas as provas terão quatro horas de duração, sendo possível deixar o local a partir das 15h.

O candidato que zerar uma das provas (inclusive a de Habilidades Específicas) será eliminado do vestibular. Portanto, é preciso se atentar ao horário do fechamento dos portões, que serão abertos às 12h30 nos 37 locais de aplicação (21 na região metropolitana de São Paulo e 16 no interior do estado) e se fecharão, impreterivelmente, às 13h. Não serão aceitos retardatários: quem se atrasar ficará de fora da prova.

A primeira chamada de aprovados será divulgada no dia 02 de fevereiro de 2017.

Informações importantes:

O que levar

Documento de Identidade: em todas as provas da 2ª fase, incluindo a de Habilidades Específicas (a partir de 13 de janeiro), é necessário apresentar o original do Documento de Identidade.

Material: é necessário levar caneta esferográfica (de tinta azul ou preta), pois as provas da 2ª fase, devem ser feitas à tinta. É permitido também o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho, borracha, apontador, régua e compasso.

Alimentos: o candidato poderá levar, em todos os dias de prova, água e alimentos leves.

Foto 3×4 recente: para ser entregue ao fiscal da sala no primeiro dia de prova (8 de janeiro)

Nos locais de prova, será terminantemente proibido utilizar:

1. relógio de qualquer tipo;

2. equipamento eletrônico, como calculadora, telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, filmadora, equipamento eletrônico do tipo vestível (como, por exemplo, smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico) etc.;

3. material impresso ou para anotações;

4. corretivo de qualquer material ou espécie;

5. caneta hidrográfica e outras (somente esferográfica);

6. caneta marca-texto;

7. gorro, boné, chapéu ou similares;

8. protetor auricular, fone de ouvido ou similares.