logo-ge

GE Bolsas: Direito e Administração são os cursos mais buscados

Nutrição e Fisioterapia também estão na lista

Muitas universidades privadas oferecem cursos de excelente qualidade, mas o desafio é encontrar o curso desejado com o preço que cabe no orçamento. Programas de financiamento como o FIES costumavam ser uma boa opção; porém, com a criação de novas exigências e regras que limitam o auxílio, houve um aumento do número de vagas não preenchidas. Para contornar essa dificuldade, as grandes faculdades têm apostado em parcerias com empresas de marketing e comunicação para viabilizar descontos nas mensalidades e possibilitar aos estudantes a chance de realizar o curso dos seus sonhos.

Consiga sua bolsa de estudos com GE Bolsas.

Mas não é só o desconto que chama a atenção na hora de procurar por uma universidade. “A primeira busca no site indica um interesse genuíno pelo curso, antes de qualquer viés de oferta”, afirma Pedro Paulo Balerine, Gerente de Inteligência de Mercado do Quero Bolsa, site de buscas por descontos em universidades parceiro do GUIA DO ESTUDANTE e desenvolvido pela empresa de consultoria educacional Quero Educação.

De acordo com o ranking do site, entre os cursos mais buscados pelos estudantes estão Direito e Administração, por serem cursos mais tradicionais e com maior gama de possibilidades profissionais. “No caso do curso de Direito, toda a sociedade e as transações entre pessoas físicas e jurídicas precisam de respaldo na lei para seu bom funcionamento e segurança. Já no caso de Administração, a estrutura do curso mune o estudante com a capacidade de levar a profissionalização da gestão a qualquer empresa, independentemente do setor ou indústria em que ela atua”, ressalta Balerine.

Evolução do ranking dos cursos mais buscados na plataforma de bolsas de estudo

Evolução do ranking dos cursos mais buscados na plataforma de bolsas de estudo

Segundo ele, outros cursos como Medicina e Educação Física vêm ganhando posições no ranking de buscas. Em Medicina, fatores externos como a ampliação da oferta para mais 50 cidades e o programa federal Mais Médicos influenciaram positivamente a procura pelo curso.  Já o fator decisivo para o crescimento da busca por Educação Física a partir do primeiro semestre de 2014 foi a sua oferta no ensino a distância.

Um fato curioso observado pelo gerente é que o curso de Engenharia Civil, que sempre foi a engenharia mais buscada pelos alunos, teve uma queda significativa a partir do segundo semestre de 2015. Para ele, a causa principal é a crise econômica no Brasil, desencadeada pela crise fiscal do governo. ”Com os grandes déficits em suas finanças, os governos suspenderam volumes significativos de investimentos em infraestrutura, levando toda a cadeia de valor da construção civil a uma forte retração. Assim, as pessoas vêm buscando outras áreas de atuação que possam proporcionar uma oferta maior de oportunidades de trabalho”, analisa.

Para facilitar a busca por cursos de qualidade com preços mais acessíveis, o Guia fez uma parceria com a Quero Bolsas e criou a plataforma Guia do Estudante Bolsas. A ferramenta auxilia o estudante a na escolha dos cursos com o maior custo-benefício.

Encontre sua bolsa agora ou tire suas dúvidas sobre a plataforma.