logo-ge

Guia do Estudante e Trello disponibilizam ferramenta de organização dos estudos para o Enem

Usando a técnica kanban, estudantes podem organizar os temas a serem estudados e acompanhar seu progresso

Já virou clichê dizer que a organização é algo fundamental para qualquer pessoa que esteja se preparando para o Enem e os vestibulares, mas é sempre bom repetir. É muita matéria para estudar em um tempo curto, e é preciso administrar isso para conseguir dar conta de tudo.

Felizmente, a tecnologia pode ajudar bastante – e o Guia do Estudante firmou uma parceria com o Trello para disponibilizar a você uma ferramenta simples e divertida (e gratuita!) para estudar.

O Trello é uma versão digital do kanban, um método muito usado em empresas para organizar visualmente o andamento de projetos (falamos dele aqui). Trata-se de um quadro dividido, basicamente, em três colunas: “ainda por fazer”, “em andamento” e “concluído”. Na primeira coluna, você insere todo o trabalho que precisa ser feito. Na segunda, insere o que está fazendo no momento. E, na terceira, os que já foram concluídos.

Mas você pode criar quantos quadros e quantas listas quiser, de acordo com a natureza da atividade. O Trello e o GE prepararam alguns modelos especificamente para o Enem, com cartões com tópicos a serem estudados para cada disciplina e links de matérias do Guia para te ajudar. Há um quadro geral com todas as matérias e quadros específicos por área.

>> Acesse os quadros do Trello com o conteúdo para o Enem

Como usar

Para começar a usar a ferramenta, é só criar uma conta no Trello (lembrando que é grátis) e copiar os quadros para poder adaptá-los às suas exigências.

Para isso, é só clicar em “Menu”, no canto superior direito da tela; clicar em “Mais” e selecionar a opção “Copiar quadro”. Lembre-se de manter a opção “Manter cartões” selecionada (como mostra a imagem ao lado) para preservar todo o conteúdo do quadro!

Fazendo isso, você poderá não só mover os cartões de uma lista para a outra, mas também acrescentar suas próprias informações. Dá, por exemplo, para incluir observações sobre cada matéria, além de dúvidas, links e até imagens ou outros arquivos.

Organize-se

Para organizar melhor seus estudos, você pode adicionar a cada cartão uma data de entrega. Assim, poderá criar um cronograma do que tem que ser aprendido e não deixará tudo para a última hora! Se preferir uma vista em calendário, basta entrar no “Menu”, clicar em “Ferramentas Extras” e “Ativar Calendário”.

Também é possível adicionar etiquetas a cada cartão para organizá-los seguindo seus próprios conhecimentos. Você é bom em redação, mas precisa estudar Matemática com mais atenção? Crie etiquetas para diferenciá-las por ordem de importância: “muito importante”, “importante”, “menos importante”.

Cada vez que começar a estudar uma matéria, arraste o cartão para a lista “Estudando”. Assim, se precisar fazer uma pausa por algum motivo, não irá se perder. Quando concluir cada assunto, é só colocar o cartão na lista “Concluído”.

Estude em grupo

Você pode compartilhar seus quadros com seus professores e amigos e promover sessões de estudos em grupo. Cada um poderá adicionar informações complementares aos cartões e, assim, contribuir para aumentar seus conhecimentos.

Também é possível marcar outros usuários nos comentários dos cartões, o que facilita na hora de tirar dúvidas ou trocar informações. Quando alguém marca seu nome, você recebe uma notificação para que isso não passe batido.

Para ter ainda mais reforços para o Enem, não deixe de acessar também o Curso Enem do Guia do Estudante e o Calendário de Estudos em parceria com a Geekie!