logo-ge

Inscrições para o Sisu do primeiro semestre de 2014 já estão abertas

Prazo terminará na próxima sexta-feira (10)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebe inscrições a partir desta segunda-feira (6). Já é possível participar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013. São oferecidas 171.756 vagas em 115 instituições de ensino superior espalhadas por todos as unidades federativas do Brasil. O prazo termina na próxima sexta-feira (10).

– Resultado do Enem 2013 já está disponível para consulta

– Confira respostas para as principais dúvidas sobre a nota do Enem 2013

Como participar

A inscrição pode ser feita no site do Sisu. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Enem em 2013 e não tirou nota zero na redação. O estudante deverá ter em mãos o número de inscrição e a senha no exame. O candidato que estiver sem o número da inscrição ou a senha poderá recuperá-los no site da prova. Será possível optar por até duas opções de curso e especificar a ordem de preferência das vagas.

– Edital do Sisu 1º/2014 (download)

– Tutorial de como se inscrever no Sisu passo a passo

– Consulte lista de instituições que participam do Sisu 1º/2014

– Sisu 1º/2014 irá oferecer mais de 171 mil vagas no ensino superior

Lei de Cotas

O candidato deverá selecionar uma das três modalidades de concorrência: ampla concorrência, sistema de ações afirmativas oferecidos pela própria instituição (quando disponível) ou o sistema de cotas regido pela Lei Federal Lei nº 12.711. 

A Lei de Cotas exige que, em 2014, o mínimo de 25% das vagas de cada curso nas instituições federais de ensino sejam ocupadas por estudantes de escola pública. Metade deve ser de renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a proporção de negros e indígenas de cada Estado (segundo o IBGE) deve ser respeitada entre os cotistas.

Nota de corte

Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Diariamente, a partir de terça-feira (7), o Sisu irá informar a nota de corte para cada curso (a nota mínima no Enem necessária para ocupar a vaga) e a classificação estimada dos candidatos. Com base nessas informações, será possível trocar de opção de curso caso a nota seja insuficiente.

A classificação é apenas provisória e irá variar conforme a quantidade de inscritos e a nota de cada um deles. Ela não garante a seleção do estudante para a vaga. Por isso, é importante que o candidato monitore o sistema diariamente para acompanhar a sua situação.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.

Cronograma do Sisu 2014

Início das inscrições 6 de janeiro
Fim das inscrições 10 de janeiro (às 23h59 do horário de Brasília)
Primeira chamada 13 de janeiro
Matrícula da primeira chamada 17, 20 e 21 de janeiro
Segunda chamada 27 de janeiro
Matrícula da segunda chamada 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro
Inscrição na lista de espera 27 de janeiro a 7 de fevereiro (às 23h59)

 

*Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem